Quando A Escrava Esperança Garcia Escreveu Uma Carta

Quando A Escrava Esperança Garcia Escreveu Uma Carta - Rosa,Sonia | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Rosa,Sonia
DIMENSÃO
7,7 MB
NOME DO ARQUIVO
Quando A Escrava Esperança Garcia Escreveu Uma Carta.pdf
ISBN
7028013880600

DESCRIÇÃO

O 6 de setembro pode ser um dia comum para muitos, mas para os negros do Piauí é muito marcante: o Dia da Consciência Negra, instituído em 1998. Nesta data, no ano de 1770, a escrava negra piauiense Esperança Garcia escreveu, senão a primeira, uma das mais antigas cartas de denúncia de maus-tratos contra escravos no Brasil. Alfabetizada por jesuítas, Esperança Garcia entregou a carta ao governador da Província do Piauí. Nela relatava a violência sofrida por parte do feitor da fazenda para onde foi levada para trabalhar como cozinheira. Pedia ainda, na mesma carta, que ela fosse devolvida à sua fazenda de origem (Algodões) e que sua filha fosse batizada. A prosa de Sonia Rosa e as belas ilustrações de Luciana Justiniani Hees contam essa história de resistência e liberdade. Lendo-a os nossos jovens irão aprender que, por pior que seja a situação, ela é pequena frente a força da palavra.

Escrita feminina. Literatura Afro-Brasileira.

Alfabetizada por jesuítas, Esperança Garcia entregou a carta ... Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta O 6 de (…) * Lançamento! * Quando a escrava Esperança Garcia escreveu uma carta. De Sonia Rosa.

LIVROS RELACIONADOS