O Parasitismo Do Infinito Na Psicanálise - Uma Introdução Ao Problema Do Fim De Análise

O Parasitismo Do Infinito Na Psicanálise - Uma Introdução Ao Problema Do Fim De Análise - Camargo,Luis Francisco Espíndola | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Camargo,Luis Francisco Espíndola
DIMENSÃO
4,35 MB
NOME DO ARQUIVO
O Parasitismo Do Infinito Na Psicanálise - Uma Introdução Ao Problema Do Fim De Análise.pdf
ISBN
3847182801156

DESCRIÇÃO

Na obra O parasitismo do infinito na psicanálise: uma introdução ao problema do fim de análise, o leitor encontrará elementos para uma cartografia da obra de Freud e Lacan sobre o problema do final das análises. Trata-se de um ensaio embasado na concepção de que encontramos na psicanálise uma doutrina do infinito, ratificada pelo parasitismo de um gozo irredutível ao significante, impossível de ser reduzido a zero. Diante dos limites constatados na experiência da psicanálise no final dos anos 30, momento em que Freud formula um impasse sobre os obstáculos ao tratamento, Lacan propõe a doutrina do passe. Impasse de Freud, passe de Lacan. Lacan foi quem superou o problema da análise infinita e indefinida em sua total extensão sem se desviar do núcleo radical da experiência inaugurada por Freud, formulando assim dois fins possíveis para as análises: um na perspectiva da fantasia e outro na perspectiva do sintoma. Análise finita: travessia da fantasia. Análise infinita: redução do sintoma ao sintoma. Este livro é destinado aos interessados pela psicanálise, praticantes, analisantes, estudantes, simpatizantes, psiquiatras, psicólogos e profissionais de áreas afins. Trata-se de uma obra introdutória que contextualiza historicamente as dificuldades, os obstáculos e os limites à experiência da psicanálise no escopo da orientação freudiana e lacaniana, sobre a qual construímos nossas balizas.

SKU: ... uma análise pode mudar o modo como ela nos afeta.

by rfilho_321439 in Types > School Work, psicanálise e infinito Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

LIVROS RELACIONADOS