Mar Negro

Mar Negro - Bastos,Dau | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Bastos,Dau
DIMENSÃO
7,2 MB
NOME DO ARQUIVO
Mar Negro.pdf
ISBN
3053094432254

DESCRIÇÃO

Anderline é uma alagoana extremamente feia que foge para as terras sombrias do Leste Europeu, onde espera esconder os tristes traços e escapar a uma insuportável dor de cotovelo. Começa a viagem pela Alemanha, mas logo passa a países de uma modéstia compatível com seu apertado orçamento: Polônia, Hungria, Romênia, Bulgária e Turquia. Nas diferentes paradas, esparge a afrodisíaca fragrância de feromônio e acaba conquistando um hell’s angel alemão, um faxineiro equatoriano, um soldado romeno, um jovem polonês estalinista, um albergueiro jordaniano e outros homens. Parece provar que, diferentemente do que disse o poeta, a inteligência, sim, é fundamental. Mas o carma de desamada dá margem a pensar que o Mar Negro não somente é destino final, como verdadeira sina. No entanto, a mochileira insiste em se agarrar à esperança e, ao chegar a Istambul, consegue a proeza de transformar a sufocante burca em anteparo para urdir uma relação duradoura. Dau Bastos mostra-se um autor criativo e ousado, de uma liberdade imensa, que promove uma interlocução com grandes momentos da nossa literatura regional e urbana, e que revela nesta viagem uma narrativa virtuosa pela qual a protagonista sangra, drena e purifica o seu mar negro interior.

Uma mancha negra chega ao litoral de um pequeno vilarejo no Brasil, trazendo uma estranha doença ... Há alguns dias atrás, surgiram novas imagens do infortúnio sucedido no Mar Negro no mês passado. Tragicamente, um forte temporal provocou o naufrágio do navio cargueiro Arvin, quando a tripulação procurava abrigo no porto de Bartin na Turquia.

Ele é possui ligações com as águas do Oceano Atlântico através do mar Egeu, do Mediterrâneo e de vários estreitos.. O Mar Negro é uma região estratégica do ponto de vista geopolítico, pois está localizado entre a Europa e a Ásia. Causas As marés negras dizem respeito à poluição dos mares e zonas litorais por grandes manchas de hidrocarbonetos (petróleo e derivados), os quais representam cerca de 10% do total anual da poluição dos oceanos.

LIVROS RELACIONADOS