O Flautista de Manto Malhado em Hamelin

O Flautista de Manto Malhado em Hamelin - Browning,Robert | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Browning,Robert
DIMENSÃO
8,3 MB
NOME DO ARQUIVO
O Flautista de Manto Malhado em Hamelin.pdf
ISBN
3904142399514

DESCRIÇÃO

Nós, leitores amantes de histórias que desde “A cigarra e a formiga” desejamos vingar o artista desprezado pela estreita mentalidade tarefeira, encontramos na fábula do Flautista de Hamelin uma grande ocasião de desforra.Nessa versão, o poeta inglês Robert Brownig (1812-1889) representa bem a imagem que o Romantismo fomentou do cantor marginal à sociedade.Um homem de exótica aparência, príncipe-mendigo, talvez mago, talvez louco, é o único que pode, pela arte, salvar a cidade. Só a sua música tem o poder de libertar o povo de praga pavorosa: uma invasão de ratos. As autoridades estão impotentes quando um poder mais alto se alevanta...Como um fantasma ressuscitado de antanho, aparece o flautista ninguém sabe de onde. E executa seu trabalho, que parece milagre e brincadeira. O ar suspeito de vadio, porém, não desperta a consideração dos cidadãos respeitáveis que o humilham...Mas, ao menos pela lenda, pôde o artista ressentido punir seus detratores, retirando da cidade justamente sua vida e esperança: já que não lhe foi dada sua paga devida, algo valiosíssimo foi para sempre tirado daqueles homens mesquinhos que não souberam merecer música e crianças.O mistério de sua figura não se resolve: de onde veio, para onde levou as crianças, para onde vai, como consegue encantar pela música...tantas perguntas levam a conjecturas sem fim. Por vezes soturna, por vezes brejeira, a história mantém uma aura de estranheza nunca dissipada.Os que se deixaram hipnotizar pela doce melodia foram atraídos pela “promessa de felicidade” que anunciava, talvez realizada no além.Na tradução para o português, Alípio Correia de Franca Neto conseguiu a proeza de recriar com vivacidade os versos intrincados e as rimas bizarras de Browning, cuja capacidade para a narrativa dramática sempre foi seu principal pendor. Além disso, ainda nos brinda com um completo aparato histórico, a respeito da lenda, desde suas remotas origens, possivelmente medievais. Nada nos deterá - crianças, jovens e adultos - em nossa leitura: também queremos seguir em cortejo o flautista que, por breves momentos, também a nós liberta das penas cotidianas e conduz à montanha enfeitiçada dos sonhos, onde quedamos ao final como o menino manco (único que não foi) para contar a história aos outros, testemunhas perplexas de nosso destino.

Bem-vindo à melhor rede social de livros do Brasil (modéstia a parte. ;)! Tudo aqui gira ao redor da literatura, seja ela nacional ou estrangeira.

Frete GRÁTIS em milhares de produtos com o Amazon Prime. Encontre diversos livros escritos por Browning, Robert, França Neto, Alípio Corrêa de com ótimos preços. Compre O Flautista de Manto Malhado Em Hamelin, de Robert Browning, no maior acervo de livros do Brasil.

LIVROS RELACIONADOS