A Criança Em Ruínas

A Criança Em Ruínas - Peixoto,José Luís | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Peixoto,José Luís
DIMENSÃO
5,15 MB
NOME DO ARQUIVO
A Criança Em Ruínas.pdf
ISBN
1962953757252

DESCRIÇÃO

Após o sucesso de Morreste-me, José Luís Peixoto retoma o seu principal tema – o luto – com a mesma sensibilidade e grandeza na construção imagética. Transitando desde a melancolia à beleza do nascimento, do saudosismo ao cansaço, aqui encontramos “o último esconderijo da pureza”: seus versos. Livro vencedor do Prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores."na hora de pôr a mesa, éramos cinco:o meu pai, a minha mãe, as minhas irmãse eu. depois, a minha irmã mais velhacasou-se. depois, a minha irmã mais novacasou-se. depois, o meu pai morreu. hoje,na hora de pôr a mesa, somos cinco,menos a minha irmã mais velha que estána casa dela, menos a minha irmã maisnova que está na casa dela, menos o meupai, menos a minha mãe viúva. cada umdeles é um lugar vazio nesta mesa ondecomo sozinho. mas irão estar sempre aqui.na hora de pôr a mesa, seremos sempre cinco.enquanto um de nós estiver vivo, seremossempre cinco."

Dei por mim a perguntar-me "até onde vai um poema?", e a imaginar as tardes e noites melancólicas em que estes poemas foram escritos, o alternar entre momentos de escrita calma e frenética à medida que as ideias se vão ligando ou simplesmente apresentando no papel. "a ... Dividido em três partes, na primeira temos a lembrança da criança a brincar no quintal, no chão da cozinha, a morte a rondar e a certeza de que aquele tempo não volta mais.

As suas obras foram ainda finalistas de prêmios internacionais como o Fémina (França), Impac Dublin (Irlanda) e Portugal Telecom (Brasil). Na poesia, o livro "Gaveta de papéis" recebeu o Prêmio Daniel Faria, e "A criança em ruínas" recebeu o Prêmio da Sociedade Portuguesa de Autores. Mais jovem vencedor do Prémio José Saramago - tinha 27 anos quando foi distinguido, em 2001 -, José Luís Peixoto e um excerto da sua obra intitulada "A Criança em Ruínas" são as escolhas para a leitura de hoje em que podemos "ouver" a atriz Débora Ribeiro.

LIVROS RELACIONADOS