Freud e o Inconsciente

Freud e o Inconsciente - Roza,L. A. G. | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Roza,L. A. G.
DIMENSÃO
7,55 MB
NOME DO ARQUIVO
Freud e o Inconsciente.pdf
ISBN
2480758794540

DESCRIÇÃO

Em Freud e o inconsciente, o autor mostra inicialmente a articulação de certos fatores dos séculos XVIII e XIX que constituíram a precondição para o surgimento da psicanálise. Comenta em seguida os dois livros de Freud que se tornaram os pilares da teoria psicanalítica: A interpretação do sonho e Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Além disso, outros conceitos, desenvolvidos por Freud em obras posteriores, como pulsão e recalcamento, são também estudados em profundidade.

Sigmund Freud, pai dessa escola de pensamento, com base nas tradições da psiquiatria dinâmica e filosofia alemã, polido pela prática clínica, percebeu que a psique não é redutível aos conteúdos aos quais há acesso.Assim, apresentou a teoria do inconsciente, que apresenta sentido tópico (relacionado a ... Com o conceito de Inconsciente, Freud vai de encontro a uma grande resistência da intelectualidade e da inteligência da época, herdeira de uma concepção racionalista do homem como um ser unitário identificado com a consciência e dominado pela razão. Há décadas, o inconsciente ... O que é a mente inconsciente para Freud. Entre 1900 e 1905, Sigmund Freud desenvolveu um modelo topográfico da mente através do qual descreveu as características da sua estrutura e da sua função.

Para isso ele utilizou uma analogia que é bastante familiar a todos: a analogia do iceberg. Descoberta do inconsciente e o percurso histórico de sua elaboração. No texto metapsicológico O Inconsciente (1980/1915a), Freud defende a tese da existência de processos psíquicos inconscientes, demonstrando que a equivalência convencional entre psíquico e consciente é completamente inadequada e calcada numa superestima outorgada à consciência. O interesse de Freud era muito maior com relação às áreas da consciência menos expostas e exploradas, que ele denominava Pré-Consciente e Inconsciente.

LIVROS RELACIONADOS