Escrita e Afasia

Escrita e Afasia - Santana,Ana Paula | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Santana,Ana Paula
DIMENSÃO
6,7 MB
NOME DO ARQUIVO
Escrita e Afasia.pdf
ISBN
2667939024127

DESCRIÇÃO

Este livro vem demonstrar que uma abordagem discursiva na terapia de linguagem dos afásicos pode contribuir para uma reflexão mais profunda de questões teóricas clássicas propostas pela Neurolingüística, pois os contornos explicativos aqui assumidos possibilitam originar outras vias para os processos de construção da linguagem, que antes eram deixados à margem nos estudos das afasias. Por outro lado, levar essas considerações para as avaliações e para as consultas terapêuticas implica modificar o ´olhar´ sobre a linguagem dos afásicos. Ao alterar-se o ´olhar´ sobre ela, obtém-se ganhos significativos nas investigações, na produção do conhecimento e, conseqüentemente, no dia-a-dia das terapias.

Os sintomas específicos são muito variados, mas o que todos os indivíduos com afasia têm em comum são as dificuldades de comunicação. Afasia de Broca: descoberta por Paul Broca (1861), que se caracteriza por uma perturbação da expressão oral e escrita (dificuldade ou incapacidade de articular um discurso, de produzir linguagem eficientemente) e por uma alteração ligeira a moderada da compreensão que tende a melhorar. associada) e afasia de Wernicke (aqui a linguagem é abundante mas incompreensível, a ... isto para quem a leitura e a escrita se revela mais difícil que falar e compreender as mensagens orais.

Costumam falar fluentemente e com um ritmo natural, mas as frases saem formuladas com palavras confusas (por vezes referida como salada de palavras). Podem não saber que estão falando coisas sem sentido. Leitura e escrita: os pacientes são solicitados a escrever espontaneamente e ler em voz alta.

LIVROS RELACIONADOS