A Parcialidade Positiva Do Juiz

A Parcialidade Positiva Do Juiz - Artur César de Souza | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Artur César de Souza
DIMENSÃO
10,14 MB
NOME DO ARQUIVO
A Parcialidade Positiva Do Juiz.pdf
ISBN
1732089576718

DESCRIÇÃO

A obra procura dar uma nova leitura sobre o princípio da imparcialidade do juiz, especialmente nos países em que haja uma grande diferença social, cultural, econômica e racial entre as partes que participam de uma relação jurídica processual. Procura desmistificar a existência de juiz imparcial, utilizando para tanto das categorias da sociologia, psicanálise e das ciências cognitivas. Concluiu para afirmação de que a JUSTIÇA é parcial e não se sustenta com um judiciário insensível e equidistante das partes.

deixam de ser fatores neutros e extra-processuais e passam a constituir critérios éticos materiais para a persecução de um processo, como dizem os italianos, giusto e équo. A parcialidade positiva do juiz, portanto, é fruto de uma racionalidade crítica que visa a romper com a totalidade do sistema vigente, com a clausura e delimitação da vida a partir da mera conservação do sistema. A Parcialidade Positiva do Juiz A obra procura dar uma nova leitura sobre o princípio da imparcialidade do juiz, especialmente nos países em que haja uma grande diferença social, cultural, econômica e racial entre as partes que participam de... denominar de parcialidade positiva. Em breves palavras, tentaremos direcionar um olhar atual para essa ideia de imparcialidade considerada princípio do Direito e reitora da correta atuação do Estado-Juiz no deslinde de suas decisões, uma vez que o alheamento à demanda nem sempre é o adequado a Elabora-se um estudo do princípio da imparcialidade do juiz na sociedade contemporânea.

E essa leitura está consubstanciada na diferenciação entre a parcialidade negativa e a parcialidade positiva. Por meio do princípio da parcialidade positiva do juiz, as diferenças sociais, culturais, econômicas, étnicas, raciais etc. deixam de ser fatores neutros e extra-processuais e passam a constituir critérios éticos materiais para a persecução de um processo, como dizem os italianos, giusto e équo. A parcialidade positiva do juiz, portanto, é fruto de uma racionalidade crítica que visa a romper com a totalidade do sistema vigente, com a clausura e delimitação da vida a partir da mera conservação do sistema. A Parcialidade Positiva do Juiz A obra procura dar uma nova leitura sobre o princípio da imparcialidade do juiz, especialmente nos países em que haja uma grande diferença social, cultural, econômica e racial entre as partes que participam de... denominar de parcialidade positiva.

LIVROS RELACIONADOS