Desejos de Reforma - Legislacao Educacional no Brasil...

Desejos de Reforma - Legislacao Educacional no Brasil... - Vieira,Sofia Larche | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Vieira,Sofia Larche
DIMENSÃO
12,38 MB
NOME DO ARQUIVO
Desejos de Reforma - Legislacao Educacional no Brasil....pdf
ISBN
5310632910304

DESCRIÇÃO

Este é um livro sobre a legislação educacional no Brasil Império e República, com foco nos dispositivos das Constituições Brasileiras e de Leis de Reforma concebidas entre 1827 e 2006. Visa oferecer aos interessados no campo um guia de estudos e uma fonte de referências sobre documentos importantes para o conhecimento da história da política educacional no país. As informações nele apresentadas tiveram apoio em dados coletados através da pesquisa Desejos de reforma: inventário da legislação educacional - Brasil e Ceará (CNPq/FUNCAP), desenvolvida no período 2005-2008. O estudo foi concebido numa perspectiva de síntese, tendo como fio condutor a cronologia das reformas anunciadas. Discute-se a educação sob a ótica das expectativas de mudança veiculadas nos documentos. Verifica-se que estes expressam idéias e valores próprios dos diferentes momentos históricos, configurando-se como um registro importante para sua compreensão. Um dos destaques da análise é a instigante constatação de que as propostas de reforma traduzidas na legislação tendem a encontrar terreno mais fértil em contextos de maior fechamento político do que em circunstâncias democráticas.

A Medida Provisória nº 748/2016 foi sancionada pelo presidente da ... A educação parece um ser vivo que nasceu, cresceu e, nos últimos tempos, vem lutando para não morrer. Uma das vantagens dessa instituição é a sua capacidade de se metamorfosear através de reformas.

O material acerca da legislação educacional cearense, objeto da presente publicação, é fruto dessas duas com "mão de ferro" pelo Marques de Pombal, que fez uma série de reformas educacionais que repercutiram no Brasil. Tirou o poder educacional da Igreja e colocou-o nas mãos do Estado, criando assim, um ensino pelo e para o Estado.Porém, mesmo após a expulsão dos jesuítas, em 1759, e a instauração das Descrição.

LIVROS RELACIONADOS