Uma Poética Em Cena

Uma Poética Em Cena - Reni Chaves Cardoso | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Reni Chaves Cardoso
DIMENSÃO
5,55 MB
NOME DO ARQUIVO
Uma Poética Em Cena.pdf
ISBN
2735579019940

DESCRIÇÃO

Uma Poética em Cena traz, pela primeira vez em língua portuguesa, os frutos da parceria de três dos maiores nomes do teatro e da poesia Vladímir Maiakóvski, Vsévolod Meierhold e Aleksándr Blók foram das personagens mais inquietas e inovadoras das artes russas. De suas parcerias nasceram A Barraca de Feira e Os Banhos escritas por Blók e Maiakóvski respectivamente, e encenadas por Meierhold, frutos do mesmo ímpeto vanguardista que os acompanhou por toda a vida. A Barraca de Feira, vista hoje como síntese do trabalho de Meierhold, traz a discussão sobre a relação entre o escrito e o encenado em linguagem simbolista. Os Banhos, peça futurista corajosa que satirizava a burocracia da administração pública da URSS stalinista, causando grande polêmica em sua recepção. Este é um livro em duas chaves. Além das traduções de dois textos importantes da cena teatral russa do período revolucionário, fundamentais para o estabelecimento de uma nova forma de encenar, Uma Poética em Cena põe em destaque o trabalho da pesquisadora Reni Chaves Cardoso e seu esforço de oferecer ao público brasileiro o encanto radicalmente transformador do vigoroso teatro da Rússia revolucionária da primeira metade do século XX. Por meio de depoimentos, debates públicos, críticas, fotos e estudos de cena e figurinos, a pesquisadora, com delicada maestria, expõe os elementos constituintes da atuação revolucionária e iconoclasta de Maiakóvski, Blók e Meierhold, resgatando inclusive a conturbada atmosfera ideológico-política em que foi gerada a União Soviética.

235f.Investigação teórica acerca da arquitetura da cena em Nelson Rodrigues, com o objetivo de aproximá-la da cena da ação psíquica concebida por Sigmund Freud, tendo como principal vetor de análise a noção de poética do fragmento, que encontra seu fundamento na concepção da escrita dramática descontínua, não-totalizante. Poesia em cena. 299 likes.

não só num novo fazer cênico, em um "teatro vivo", como diz Grotowski, mas na qualidade de uma dramaturgia absolutamente conectada com o tempo de que ela é fruto. deslocamentos, trajetórias na cena; ainda que haja a projeção de uma outra imagem, um outro corpo poético sobre seu corpo "em carne e osso". Em Outro, de Enrique Diaz, o ator escaneia o próprio corpo com um laptop.

LIVROS RELACIONADOS