A Filosofia da Educação de Immanuel Kant - da Disciplina À Moralidade

A Filosofia da Educação de Immanuel Kant - da Disciplina À Moralidade - Bresolin,Keberson | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Bresolin,Keberson
DIMENSÃO
11,14 MB
NOME DO ARQUIVO
A Filosofia da Educação de Immanuel Kant - da Disciplina À Moralidade.pdf
ISBN
9867330418815

DESCRIÇÃO

O livro “A filosofia da educação de Immanuel Kant: da disciplina à moralidade” oferece a tese de que a ideia kantiana de educação completa-se quando o educando aprende a usar a própria razão para deliberar sobre seu modo de agir. No entanto, embora a educação seja indispensável para a construção da autonomia, ela não é capaz de tornar o educando autônomo e moral (o que caracterizaria heteronomia), pois isso é uma decisão pessoal e intransferível. À educação resta preparar o educando, por meio da disciplina, do cultivo e do civilizar, para a passagem da menor à maioridade. A educação verdadeira não visa apenas a transmissão de conhecimentos e de ensinamentos técnicos e habilidades, mas deve oferecer as condições de possibilidade para o educando tornar-se uma pessoa moral.

Ele viveu numa época em que a filosofia estava dividida. Um grupo de filósofos acreditava que o conhecimento vinha da experiência, o chamado empirismo. O presente artigo aborda a obra Sobre a Pedagogia (1923) de Immanuel Kant e o contexto social em que o filósofo ...

A educação segundo Kant Para Kant, a pedagogia sempre mostrou como algo que vai além de um viés prático e metodológico, revelando-se então como algo a ser pensado sobre o prisma da filosofia. A pedagogia torna-se objeto filosófico 2 filosofia da educação Embora Kant seja mais conhecido ou divulgado pelos seus textos chamados críticos - Crítica da Razão Pura (1781), Fundamentos da Metafísica dos Costumes (1785), Crítica da Razão Prática (1788), Crítica da Faculdade de Julgar (1790) -, os seus estudos abran- gem e representam uma importante contribuição na formulação de uma nova concepção Para Kant é somente a partir da educação que o homem pode alcançar, com plenitude, sua humanidade, pois a educação o "constrói", fazendo com que ele seja capaz de gozar sua liberdade.

LIVROS RELACIONADOS