Juventudes do Campo - Col. Caminhos da Educação do Campo

Juventudes do Campo - Col. Caminhos da Educação do Campo - Antunes-rocha,Maria Isabel Leão,Geraldo | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Antunes-rocha,Maria Isabel Leão,Geraldo
DIMENSÃO
6,30 MB
NOME DO ARQUIVO
Juventudes do Campo - Col. Caminhos da Educação do Campo.pdf
ISBN
9375402070257

DESCRIÇÃO

No título – Juventudes do Campo –, chama a atenção a opção pelo plural, porque plurais são os jovens que vivem no campo, já que plurais são os contextos em que vivem, se constroem, lutam e sonham. Instâncias políticas e educacionais, sujeitos concretos, profissionais educadores e os próprios jovens poderão mergulhar na leitura desta obra que problematiza e aponta perspectivas dos jovens no campo brasileiro e faz uma análise das relações destes com: agricultura familiar, modelos de desenvolvimento agrário, busca de escolarização/qualificação, sindicalismo rural, constituição de jovens de assentamento do MST, questão quilombola, terra e sensibilidade, potência estética da juventude, círculos de estudos, esporte, lazer e arte, elevação do pensamento teórico, intercâmbio de jovens agricultores na Alemanha e diversidades das juventudes e diversidades dos olhares das juventudes. Com muita sensibilidade e competência, os organizadores deste livro presenteiam os leitores com uma obra que congrega pesquisadores de várias regiões do Brasil, com temáticas também diversificadas e plurais.

Primeiramente são discutidos os conteúdos dos documentos relativos à educação do campo, presentes na Lei nº 9.394/96, nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná. Apresentação do painel "Juventude e Educação do Campo", realizado na V Jornada Nacional do Jovem Rural e apresentado por Marcos Marques, professor de Sociologi… A produção do material iniciou-se com a sensibilidade da campanha contra o uso de agrotóxicos e transformou-se em ponto central para formação nas escolas de assentamentos e acampamentos da regional Extremo Sul. Se tornando um marco na reformulação curricular da educação do campo em 2015, por meio do setor de educação na Bahia. JUVENTUDE DO CAMPO E QUILOMBOLA Educação e identidade cultural na Comunidade Quilombola de Itaboca - Inhangapi - PA Texto apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciência da Educação da Universidade Federal do Pará, Linha Currículo e Formação de Professores, como requisito EDUCAÇÃO DO CAMPO E (DES)INTERESSE ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL VALE DA ESPERANÇA/FORMOSA/GOIÁS PEDRO HENRIQUE GOMES XAVIER Monografia apresentada ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, como requisito parcial para a obtenção ao título de licenciado em Educação do Campo, com Entre 2002 e 2009, segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 24 mil escolas do campo foram fechadas no Brasil.

Editora da Unicamp, 2005b. Educação do campo e juventude: problematizações a partir da conflitualidade. EDUCAÇÃO DO CAMPO E JUVENTUDE CAMPONESA: uma proposta de estudo na Unidade Escolar Roseli Nunes - Lagoa Grande do Maranhão/MA Ângela da Silva Pinho1 Resumo O artigo apresenta esboço preliminar de uma análise sobre a educação do campo e a juventude camponesa, a partir da relação entre educação formal e trabalho. Um marco na consolidação da educação do Campo é a instituição do Decreto nº 7.352 de 4 de novembro de 2010, que dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação .

LIVROS RELACIONADOS