A Companhia de Jesus na América Por Seus Colégios e Fazendas (século XVIII)

A Companhia de Jesus na América Por Seus Colégios e Fazendas (século XVIII) - Engemann,Carlos Amantino,Marcia | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Engemann,Carlos Amantino,Marcia
DIMENSÃO
9,22 MB
NOME DO ARQUIVO
A Companhia de Jesus na América Por Seus Colégios e Fazendas (século XVIII).pdf
ISBN
2806137288989

DESCRIÇÃO

Este livro é resultado de um projeto coletivo de pesquisa e compartilhamento de fontes - bem como de discussões e trocas de ideias - cujo mote, desde o início, foi promover uma análise, a partir de uma perspectiva comparada, do papel desempenhado pelos colégios e pelas fazendas da Companhia de Jesus, debruçando-se especialmente sobre o Colégio do Rio de Janeiro (América portuguesa) e o Colégio de Córdoba (América hispânica) no Seiscentos e no Setecentos. Os textos aqui reunidos são representativos de uma nova historiografia brasileira e argentina e, quando analisados em conjunto, permitem a identificação de alguns pontos a respeito da presença da Companhia de Jesus nas duas áreas em questão.

Esta ordem religiosa foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola. A Companhia de Jesus foi criada logo após a Reforma Protestante (século XVI), como uma forma de barrar o avanço do protestantismo no mundo. A Companhia de Jesus na América por Seus Colégios e Fazendas.

Durante o século XIX e XX a Companhia de Jesus voltou a crescer enormemente até os anos 50 do século XX, quando atingiu o pico. Desde aí, seguindo a quebra de vocações na Igreja Católica, o número de Jesuítas também tem vindo a decrescer.

LIVROS RELACIONADOS