Cultura Afro-brasileira na Escola - O Congado em Sala de Aula

Cultura Afro-brasileira na Escola - O Congado em Sala de Aula - Brasileiro,Jeremias | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Brasileiro,Jeremias
DIMENSÃO
5,17 MB
NOME DO ARQUIVO
Cultura Afro-brasileira na Escola - O Congado em Sala de Aula.pdf
ISBN
4583825432236

DESCRIÇÃO

Cultura Afro­-brasileira na Escola: o Congado em Sala de Aula é um projeto que visa oferecer referenciais teóricos e metodológicos para embasar o educador de forma didática sobre o Congo, as Congadas e o Congado. O mesmo tem o intuito de contribuir para o cumprimento da Lei 11.645/2008, que torna obrigatório no ensino fundamental e médio, nas escolas brasileiras públicas e particulares, o estudo da História e Cultura Afro­-brasileira e Indígena. A nova legislação (que veio a alterar a Lei 9.394/96 e a 10.639/2003) estabelece que o conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que formaram a população brasileira, levando em consideração os Índios e Africanos. O que demonstramos nesse livro, além de teoria, é um trabalho prático possível de ser realizado por meio do Congado, não só nas disciplinas de Artes, Literatura e História, mas nos conteúdos de Geografia, Português, Matemática e na Educação Física. Nosso propósito é oferecer aos educadores um exemplo dessas possibilidades, pois o que publicamos não é somente proposta, é um produto cultural que já foi realizado em duas escolas municipais de Uberlândia e cujo resultado foi exitoso.

3. O Brasil, por conter uma grande dimensão territorial e uma população numerosa e miscigenada, com grande quantidade de descendentes de europeus, africanos, asiáticos e índios, apresenta uma vasta diversidade cultural no seu povo. Esse é um tema de extrema importância e deve ser abordado em sala de aula, pois os alunos devem ter ... A lei entrou em vigor há 15 anos, mas a inserção de temas da cultura afro-brasileira ainda não são discutidos em todas as salas de aula.

vemos que a coroação de um líder do governo, o rei, envolve o contato com os espíritos e uma série de elementos místicos. Em sala de aula, ... Esse trabalho tem como objetivo contar sobre as experiências de abordagem da cultura indígena nas aulas de História e Língua portuguesa em uma escola particular da Zona Sul do Rio de Janeiro.

LIVROS RELACIONADOS