Omindarewa - Uma Francesa no Candomblé - A Busca de uma Outra Verdade

Omindarewa - Uma Francesa no Candomblé - A Busca de uma Outra Verdade - Dion,Michel | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Dion,Michel
DIMENSÃO
9,45 MB
NOME DO ARQUIVO
Omindarewa - Uma Francesa no Candomblé - A Busca de uma Outra Verdade.pdf
ISBN
7396138450154

DESCRIÇÃO

Impressionado com a transformação dessa francesa nascida no Marrocos em uma das figuras mais representativas do candomblé no Brasil, Dion, aos poucos, começou a vislumbrar a possibilidade de estudar sua trajetória de vida, com o objetivo de descobrir como de ´estrangeira´ ela passou a sacerdotisa e ´iá´ - mãe - de toda uma comunidade, respeitada e conceituada nesse intrincado universo recheado de simbolismos e rituais propiciadores. Obtida a permissão da iá, ele retorna ao terreiro, em 1993, na qualidade de observador, instalando-se nele para, assim, poder estar mais perto do cotidiano desse universo religioso. Pouco afeito aos costumes do candomblé, a simples observação do espaço físico do terreiro, dos assentamentos dos orixás, das festas públicas, do procedimento dos filhos-de-santo fez com que o autor se aproximasse do seu objeto de estudo e consequentemente descobrisse a religião dos orixás, enquanto, analisava o comportamento de Omindarewa nas diversas situações que se sucediam.

Ed. pallas, 2002; Mãe de Santo à francesa. Uma francesa no Candomblé Descrições contidas nenhum site Origem: Direção: Clarice Ehlers Peixoto, 65 min, 2009 Gisèle Cossard Omindarewa, 86 Anos, E francesa e mãe de santo não candomblé do Rio de Janeiro.

Saraiva.com.br é uma empresa do grupo Saraiva e Siciliano S.A., CNPJ nº 61.365.284/0001-04, Rua Henrique Schaumann, nº 270, São Paulo - SP. No candomblé a iniciação é feita quando o iniciado 'raspa' para o santo, fica recolhido na camarinha e aprende a liturgia de seu orixá. Não há batismo no candomblé e não há feitura de santo na umbanda.

LIVROS RELACIONADOS