Estudo Sumário Da Representação Do Tempo Na Religião E Na Magia

Estudo Sumário Da Representação Do Tempo Na Religião E Na Magia - Hubert,Henri | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Hubert,Henri
DIMENSÃO
3,35 MB
NOME DO ARQUIVO
Estudo Sumário Da Representação Do Tempo Na Religião E Na Magia.pdf
ISBN
1166735410795

DESCRIÇÃO

Este segundo volume da Biblioteca Durkheimiana apresenta, pela primeira vez em português, o importante estudo de Henri Hubert sobre o tempo, no qual o autor defende que o tempo não é uma dimensão autônoma, caracterizada pela sucessão de instantes homogêneos, desprovidos de qualidade. Partindo do exame dos elementos que constituem os calendários mágico-religiosos, os intervalos e as datas críticas, Hubert defende que o tempo se apresenta para os grupos sociais como uma sucessão de eternidades, cada qual caracterizada por uma qualidade própria, vinculada a uma realização particular da noção de sagrado. E esse sagrado impõe à passagem do tempo variações rítmicas, proibindo e exigindo, em consonância com a própria dinâmica societária, determinados ritos. O volume apresenta o texto de Hubert em edição bilíngue, um dossiê crítico com estudos de especialistas e, no anexo, resenhas de Marcel Mauss, Jean Lafitte e Salomon Reinach sobre a obra de Hubert.

*FREE* shipping on qualifying offers. Estudo Sumario da Representacao do Tempo na Religiao e na Magia Estudo Sumário da Representação do Te...

Malinowski, um desses antropólogos, conta que alguns nativos das ilhas do Pacífico, quando saíam para pescar com suas canoas em alto mar, realizavam ritos religiosos de oferendas e súplicas. Introdução. Os estudos socioantropológicos sobre os elos entre religião, saúde, doença e cura mostram que a religiosidade é um recurso usado pelas pessoas para resolver ou aliviar os problemas de saúde, aflições e sofrimentos 1 1.

LIVROS RELACIONADOS