A Criação de Diagnósticos da Psiquiatria Contemporânea

A Criação de Diagnósticos da Psiquiatria Contemporânea - Bezerra Jr,Benilton Costa ,Jurandir Freira Zorzanelli,Rafaela | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Bezerra Jr,Benilton Costa ,Jurandir Freira Zorzanelli,Rafaela
DIMENSÃO
10,5 MB
NOME DO ARQUIVO
A Criação de Diagnósticos da Psiquiatria Contemporânea.pdf
ISBN
3275002131853

DESCRIÇÃO

Este livro é resultado do debate, crescente em todo o mundo, sobre os manuais que definem os limites entre o "normal" e o "patológico" no campo da psiquiatria. Trata-se, aqui, de ponderar, a partir de argumentos epistemológicos, socioculturais e epidemiológicos, os diversos processos em jogo na formulação de categorias e classificações que nomeiam mal-estares, formas de sofrimento, experiências de desconforto e de inadaptação em sociedades ocidentais liberais e urbanas como aquela em que vivemos. Os textos aqui reunidos, além de abordarem lucidamente esses processos, também se inserem nos debates sobre a utilidade das classificações em psiquiatria para a nomeação de experiências de sofrimento, sobre a atribuição de sentido e de legitimidade às mesmas, e sobre o manejo de direitos no campo da saúde mental.

... sentados têm um eixo comum, qual seja, a discussão do impacto da criação de diagnósticos em psiquiatria.

A palavra psicose foi grafada pela primeira vez em 1845, por um psicólogo alemão, Feuchtersleben, e apa­receu no ano seguinte, pela primeira vez, no Zeitschrifte fur Psychiatrie und Gerichtliche Medizin (Jornal de Psiquiatria e Medicina Forense). Este livro é resultado do debate, crescente em todo o mundo, acerca dos manuais que definem os limites entre o "normal" e "patológico" no campo da psiquiatria. Trata-se, aqui, de ponderar, a partir de argumentos epistemológicos, socioculturais e... A historicidade, a subjetividade e a etiologia passam a ser desconsideradas na psiquiatria contemporânea e a migração dos diagnósticos, em função da variabilidade dos sintomas, é o ponto alto desta área de conhecimento e diagnóstico médico (Tesser, 2006a). O Melhor Preço, Ficha Técnica e Comentários de A Criação de Diagnósticos da Psiquiat....

LIVROS RELACIONADOS