Qualidade na TV - Telenovela, Crítica e Público

Qualidade na TV - Telenovela, Crítica e Público - Greco,Clarice | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Greco,Clarice
DIMENSÃO
3,60 MB
NOME DO ARQUIVO
Qualidade na TV - Telenovela, Crítica e Público.pdf
ISBN
2634317876178

DESCRIÇÃO

A telenovela é uma paixão brasileira. Mesmo quem diz não gostar de novelas tem na memória algum título ou personagem marcante. Ela continua a líder da grade de televisão e o formato mais representativo do que chamamos de ficção televisiva, que inclui também séries, minisséries, telefilmes, soap operas e docudramas. Outros exemplos de ficção pautam um importante debate sobre as qualidades que nossas telenovelas e outras ficções possuem. A definição de qualidade é um assunto bastante complexo. Ironicamente, essa afirmação é um dos únicos pontos consensuais presentes nas discussões acerca do tema. Assim, poder-se-ia dizer que a qualidade de um programa nada mais é do que a capacidade crítica a partir de determinados pontos de vista sobre um programa específico. Nesse debate, sobressai este livro, que trata com ineditismo o tema da qualidade na TV. Aborda a qualidade por diversos pontos de vista e aprofunda a questão pautada em teoria aplicada à prática. O primeiro capítulo - Panorama da TV e da ficção televisiva para uma análise da qualidade - contextualiza a televisão no tempo-histórico brasileiro. O segundo capítulo - Sobre a qualidade na TV - apresenta e discute debates acerca do conceito de qualidade voltado à televisão e seus principais autores. Crítica e opinião é o assunto do terceiro capítulo, que ressalta a importância da crítica para se falar de qualidade e identifica os dois tipos de críticas, especializada e popular. O quarto capítulo - Manifestações da crítica e seus significados - aborda a importância do que seria o julgamento popular como representação da opinião pública. O quinto e último capítulo - Paralelo entre as críticas jornalística, acadêmica e popular - estabelece uma comparação entre as premiações e os questionários analisados, contrapondo três grupos de críticos (jornalistas, acadêmicos e o público). Obra recomendada para profissionais de televisão, produtores, escritores, atores, jornalistas ou empresários do ramo televisivo e da ficção televisiva, para que possam compreender melhor os critérios utilizados pelos críticos e pelo público para o gosto e a avaliação da qualidade de uma obra ficcional televisiva. O livro poderá ser usado para fins acadêmicos, em disciplinas que abordem a importância da participação pública nos debates em uma esfera democrática ou disciplinas da Comunicação e Sociologia que enfoquem teorias de televisão e a função social da TV.

Mesmo quem diz não gostar de novelas tem na memória algum título ou personagem marcante. Ela continua a líder da grade de televisão e o formato mais representativo do que chamamos de ficção televisiva, que inclui também séries, minisséries, telefilmes, soap operas e docudramas.

Qualidade na TV: telenovela, crítica e público. 18 de setembro de 2018.

LIVROS RELACIONADOS