Direito, Trabalho e Mulher - Diálogos Com o Princípio da Fraternidade

Direito, Trabalho e Mulher - Diálogos Com o Princípio da Fraternidade - Nicknich,Mônica | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Nicknich,Mônica
DIMENSÃO
8,85 MB
NOME DO ARQUIVO
Direito, Trabalho e Mulher - Diálogos Com o Princípio da Fraternidade.pdf
ISBN
9982427623895

DESCRIÇÃO

A proposta deste livro é promover uma discussão acerca do direito social ao trabalho e a mulher diante da transição da modernidade à pós-modernidade, tendo como paradigma o princípio da fraternidade. A obra privilegia o diálogo com o Direito Constitucional e aponta o esgotamento do positivismo jurídico dogmático. O fim do pensamento da ciência do Direito, como verdade única e absoluta, e a ressignificação dos demais conhecimentos – popular, filosófico, teológico – na pós-modernidade, inauguram o rompimento com tratamentos discriminatórios e desiguais dispensados às mulheres no mercado de trabalho. A Modernidade acreditou em uma história com marcha racional e patriarcal, em torno do qual o protótipo do homem branco, urbano e jovem configurou a única identidade possível. Tal postura, tendenciosamente androcêntrica, desassegura a coexistência com o outro, implicando em uma necessária releitura do significado do “gênero feminino”, em especial de seu pertencimento ao mercado de trabalho. Contudo, por meio da fraternidade, na qualidade de princípio jurídico, ao ser humano é permitido assumir múltiplas identificações, propondo a inclusão, a união e o reconhecimento da interdependência recíproca entre participantes da vida econômica, política, social, jurídica. O princípio da fraternidade traz em seu âmago o “pensar não dogmático”, a integração entre doxa e episteme para além de preconceitos e visões reducionistas e mecanicistas da mulher, e das relações que dela decorrem, como é o caso das relações laborais. O trabalho como direito fundamental social concebido sob a ótica do princípio da fraternidade resgata o Direito do Estado Democrático de Direito e o humano da categoria ser humano, referentes de humanização do cotidiano pós-moderno que se almeja.

Fraternidade e o Direito à Imigração O princípio da fraternidade, mais que um princípio de direito, é um princípio ético, motor de deveres recíprocos, uma predisposição de ânimo que permite que o ser humano seja capaz de olhar qualquer outra pessoa com simpatia, porque visualiza em cada homem ou mulher origem e destino comuns. funcionamento e normatização trabalha com o diálogo, a persuasão, juntamente com declarações propositivas de direitos humanos dos trabalhadores. Para OIT os direitos dos trabalhadores são tidos como princípios e, como tais, expressão do princípio da fraternidade, na medida em que cada ator (empregados, A governadora do Piauí em exercício, Regina Sousa, participou, nesta quinta-feira (18), do lançamento da Campanha da Fraternidade 2021, em Teresina, no Centro Pastoral Paulo VI.

Élio Gasda, SJ: A diversidade de cada pessoa e de… É nesse contexto em que a Campanha da Fraternidade de 2021 foi lançada, com o tema "Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor", na Quarta-Feira de Cinzas, e será divulgada principalmente ... Tema: Direito e Fraternidade. Alguns pontos principais do trabalho: A Fraternidade deve ser considerada um princípio jurídico em virtude de estar previsto no Texto Constitucional e por trazer harmonia na sociedade onde exige que todas as relações sejam igualitária afastando qualquer menção acerca da solidariedade. Veja grátis o arquivo O Princípio da Isonomia e os Direitos da Mulher ao Trabalho enviado para a disciplina de Feminismo Categoria: Trabalho - 87523632 Tema: Direito e Fraternidade.

LIVROS RELACIONADOS