A Cidade Modernista - Uma Crítica de Brasília

A Cidade Modernista - Uma Crítica de Brasília - Hoslton,James | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Hoslton,James
DIMENSÃO
11,63 MB
NOME DO ARQUIVO
A Cidade Modernista - Uma Crítica de Brasília.pdf
ISBN
3657331340887

DESCRIÇÃO

Este livro abre perspectivas inovadoras para o estudo das cidades e da sociedade, demonstrando o potencial da antropologia para desenvolver uma crítica da modernidade. Unindo análise formal de convenções arquitetônicas e de planejamento urbano e análise sócio-econômica, James Holston exibe as contradições inerentes à racionalidade e ao projeto utópico modernos, tal como encarnados na nova capital do país.

Unindo análise formal de convenções arquitetônicas e de planejamento urbano e análise sócio-econômica, James Holston exibe as contradições inerentes à racionalidade e ao projeto utópico modernos, tal como encarnados ... A cidade modernista mostra a critica feita pelo antropológo estadunidense James Holston, em 1989, onde ele relata o processo de construção e tombamento de Brasília, analisando a capital do país desde a sua fundação em 1957 até os dias de hoje por meio de uma análise que atravessa diversos campos disciplinares. Este livro abre perspectivas inovadoras para o estudo das cidades e da sociedade, demonstrando o potencial da antropologia para desenvolver uma crítica da modernidade. Unindo análise formal de convenções arquitetônicas e de planejamento urbano e análise sócio-econômica, James Holston exibe as contradições inerentes à racionalidade e ao projeto utópico modernos, tal como encarnados ... A Cidade Modernista - Uma Crítica de ...

suspensa entre a pós-moderna economia do 'laissez-faire' de suas cidades satélites e a visão modernista de um ... Em uma historiografia recente como a referente à cidade e ao urbanismo, a abordagem de temas e temporalidades impõe desafios especiais. No Brasil o material de pesquisa ganhou corpo e complexidade à medida que se intensificaram, nas duas últimas décadas, os estudos sobre os processos de urbanização e intervenção sobre o espaço urbano. Um ano antes de sua inauguração, ocorre ainda em Brasília, organizada pela AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte), sob a vice-presidência de Mário Pedrosa, o Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte, reunindo críticos nacionais e internacionais com o objetivo de discutir a proposta de Brasília assim como os desdobramentos na produção brasileira e ... O trabalho busca uma investigação crítica sobre como os espaços públicos de Brasília, resultantes das decisões de planejamento e desenhos urbanos realizadas na escala do espaço abstrato - concebido -, são percebidos, usados e apropriados pela população em sua práxis cotidiana.

LIVROS RELACIONADOS