Ás Avessas

Ás Avessas - Huysmans,Joris-karl Huysmans,Joris-karl | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Huysmans,Joris-karl Huysmans,Joris-karl
DIMENSÃO
8,59 MB
NOME DO ARQUIVO
Ás Avessas.pdf
ISBN
9085167658629

DESCRIÇÃO

“Publicado pela primeira vez em 1884, Às avessas se consagrou de imediato como uma espécie de bíblia do decadentismo. E seu protagonista Des Esseintes passou a figurar desde então — ao lado de D. Quixote, de Madame Bovary, de Tristram Shandy — na galeria dos grandes personagens de ficção. Herói visceralmente baudelairiano pelo refinamento dos seus gostos, pelo seu ódio à mediania burguesa, pelo solitário afastamento em que dela timbrava em viver, pelo esteticismo e pela hiperestesia de que fazia praça, encarnava ele, melhor ainda que o Axel de L’Isle-Adam ou o Igitur de Mallarmé, os ideais de vida e de arte da geração simbolista, geração na qual a modernidade teve os seus mestres reconhecidos. Aliás, Às avessas é um romance pioneiramente moderno. Reconheceu-o de modo implícito a crítica “oficial” de fins do século passado quando, vendo-o como um romance kamikaze que vinha lançar uma pá de cal sobre os postulados do naturalismo na prosa de ficção, contra ele investiu. Ao reclamar o novo a qualquer preço, ao propor uma filosofia do avessismo e ao abrir a forma romanesca às experimentações da prosa art-nouveau, a obra-prima de J.-K. Huysmans antecipou de muitos anos, quando mais não fosse, a ótica objetual do nouveau roman.” — José Paulo Paes Joris-Karl Huysmans nasceu em Paris em 1848, filho único de pai holandês e mãe francesa. Depois de uma infância marcada pela morte do pai e pelo segundo casamento da mãe, tornou-se funcionário administrativo do Ministério do Interior, onde trabalharia durante 32 anos. Além de Às avessas, publicou os romances Marthe (1876), Les sœurs vatard (1879), En ménage (1881) e A vau-l’eau (1882). Faleceu em 1907.

Às Avessas tinha muitos retalhos em casa. Tantos e tantos.

Em 1847, através do Decreto nº 523, foi criado o cargo de Presidente do Conselho de Ministros (Primeiro-Ministro), que passou a chefiar o Poder ... Às avessas pelo mundo! Viagens, turismo, vida, reflexões de um jeito bem às avessas. Compre Às Avessas, de J. K.

LIVROS RELACIONADOS