Negrinha

Negrinha PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
DIMENSÃO
4,20 MB
NOME DO ARQUIVO
Negrinha.pdf
ISBN
9508703681417

DESCRIÇÃO

Impossível não se emocionar com a menina órfã, de corpo miúdo, que vive assustada pelos cantos da casa e apanha todos os dias, apenas para a satisfação de sua patroa. Negrinha não tem nome, nasceu de mãe escrava e a abolição nada fez pela pequena. Sua história abre essa coletânea de contos de Monteiro Lobato, considerando por muitos como os melhores textos da obra adulta do autor, sobretudo pela carga dramática que carregam. São um retrato detalhado da mentalidade escravocrata no período pós - abolição e nos alertam para um Brasil que ainda hoje precisa ser combatido.

Mas só. Descrição do livro. Publicado em 1923, após o sucesso de Urupês, 'Negrinha' compõe um painel que vai da farsa à tragédia, do sarcasmo à compaixão, passando pelo drama pungente da filha de uma ex-escrava. Negrinha Mel, Luanda.

É uma forte crítica à mentalidade escravocrata da sociedade brasileira que persistia três décadas depois da abolição. Negrinha era uma pobre órfã de sete anos. Preta? Não; fusca, mulatinha escura, de cabelos ruços e olhos assustados.

LIVROS RELACIONADOS