Urupês

Urupês - Lobato,Monteiro | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Lobato,Monteiro
DIMENSÃO
6,67 MB
NOME DO ARQUIVO
Urupês.pdf
ISBN
8472049840950

DESCRIÇÃO

Lançado em 1918, Urupês foi a estreia de Monteiro Lobato como autor e já trouxe toda a sua modernidade, revolucionando a escrita na forma e no conteúdo. São 13 contos e um artigo que revelam um Brasil rural abandonado à própria sorte. No texto que dá nome ao livro, aparece o icônico Jeca Tatu, personificação do caipira ignorante, transformado em símbolo do atraso social. As histórias são construídas com as falas dos caboclos. Mostram a insistência do escritor em criar atalhos para despertar o prazer da leitura em um povo até então apartado dos livros. '' Vibrante, expressivo nas comparações vegetais, independente, cria neologismos, inventa construções inéditas, e para ideias novas aplica termos novos. Pode-se dizer que ele sacode a velha árvore da língua e, ao agitar, da fronte caem os frutos secos, vigorizam-se os novos e repontam outros. ''

Uma boa escolha para um almoço... AMO URUPÊS. Por: Danilo Scotti Felizardo.

Veja os principais personagens, importância histórica e tudo que você precisa saber para o vestibular e para o ENEM. Urupês e o nascimento de Jeca Tatu "Urupês", obra publicada originalmente em 1918, reúne ao todo 14 contos de Monteiro Lobato. Segundo o prefácio da 2a. urupês Significado de Urupês.

LIVROS RELACIONADOS