Curare

Curare - Corona,Ricardo | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Corona,Ricardo
DIMENSÃO
5,39 MB
NOME DO ARQUIVO
Curare.pdf
ISBN
4539655016027

DESCRIÇÃO

Selecionado pelo Programa Petrobras Cultural para Bolsa de Produção Literária e publicado pela Editora Iluminuras, Curare é um livro de etno poesia (a partir do conceito dado por Jerome Rothenberg para dilatar o que se entende por poesia no âmbito da literatura). Trata-se de um extenso poema dividido em fragmentos autônomos que se relacionam densamente com um lugar étnico-afetivo: Entxeiwi. Com essa expressão, que se avizinha a ‘bom-dia’, Tikuein – apelido de José Luciano da Silva – ou Nhangoray (Mão Pelada), seu nome indígena (do grupo Xetá), falecido em 2009 e um dos últimos falantes da língua Xetá, iniciava uma conversa com o espelho. É com esse lugar étnico-afetivo que o poema se relaciona, lugar que foi rito oral e exercício-limite para alguém que se encontrava como um dos últimos falantes de uma língua. Mas é uma relação disseminadora, pois uma língua nunca morre, porque não há língua, mas línguas, sempre línguas. Assim, a expressão ‘entxeiwi/bom-dia’, no livro Curare, apresenta-se como uma variante livre do sentido ‘carpe diem’ (Horácio), vulgarmente traduzido por ‘viver o dia’. Se o gesto ‘carpe diem’ busca dizer o que se esgota no instante presente, uma expressão para o ‘viver o agora’, dizer ‘entxeiwi’ ao espelho, em uma língua esquecida, pode nos abrir o sentido poético desta língua, sentido este que está em todas as línguas. Que é também o lugar da tradução, do double bind. É desse lugar que Curare se abre feito ‘brecha escancarada’ em sua própria cosmogonia.

Utilizado há centenas de anos atrás, o curare surgiu... Curare, drug belonging to the alkaloid family of organic compounds, derivatives of which are used in modern medicine primarily as skeletal muscle relaxants, being administered concomitantly with general anesthesia for certain types of surgeries, particularly those of the chest and the abdomen. Burmann utilizou curare fornecido pelo Merck Institute of Therapeutic Research cuja dose letal para o camondongo branco é de 4,4 mg. por quilo, sendo apresentado em ampolas de 10 cc, com 50 mgs.

Ascher, 1972).Even in concentrations as high as 2 × 10 − 3 M ... Curare is not to be confused with Curara. Curare is a common name for various dart poisons (arrow poisons) originating from South America.

LIVROS RELACIONADOS