Redemoinho

Redemoinho - Paviani,Jayme | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Paviani,Jayme
DIMENSÃO
9,86 MB
NOME DO ARQUIVO
Redemoinho.pdf
ISBN
2121073769789

DESCRIÇÃO

Referência na cultura,- ícone na academia, o professor Jayme Paviani volta a escrever poesia com o livro Redemoinho. Como a roda do moinho que ganha impulso aos poucos com a água e logo ganha velocidade para mover as pedras de moagem dos grãos, o verso de Paviani faz seu giro. Seu caminho é de depuração, estabelecendo neste livro o começo de um ajuste de contas com as coisas e com os homens. Nada escapa no rol da leitura do que o poeta quer pôr no lugar. Vai moendo as palavras carregadas do sentido metafórico para determinar o lugar entre ele mesmo, as coisas e o outro. Lido como uma composição de dísticos, o poema se encadeia de modo circular e estabelece no giro a completude do dizer - e diz, mas é no moerem-se as palavras que o poema ganha a pureza da farinha ou a cristalinidade da água da colônia.

No entanto, o Dicionário da Língua Portuguesa 2003 e o Dicionário Eletrônico Houaiss dão preferência ao termo remoinho, derivado regressivo de remoinhar.Trata-se de «movimento em espiral; massa de água, de ar, etc. em movimento espiralado; disposição do cabelo em espiral; pé-de-vento; rajada; tufão; voragem; sorvedouro». Crítica.

Selecione um dos players. Dublado: OpenloaD VidoZa.

LIVROS RELACIONADOS