Bissexto

Bissexto - Galvão,Pedro | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Galvão,Pedro
DIMENSÃO
4,34 MB
NOME DO ARQUIVO
Bissexto.pdf
ISBN
1103784498458

DESCRIÇÃO

Publicitário de profissão, Pedro Galvão é, na verdade, um alto funcionário da Poesia, a quem há muitos anos vem servindo com dedicação e capacidade exemplares.O comprovante de tão nobre “servidão” os leitores vão encontrá-lo nos vinte e cinco poemas deste livro Bissexto, estruturados em múltiplas formas (sonetos, baladas, voltas a motes, amplas meditações em verso livre) e abrangendo larga variedade de temas ou assuntos, entre os quais adquirem especial relevância o amor e a morte, o tempo e os conflitos sociais, a cidade natal e os familiares, mas também as grandezas e misérias da vida cotidiana, entrevista em suas festivas ou doridas manifestações. Epígrafes e citações fisgadas a autores ilustres (Dante, Villon, Eliot, Carlos Drummond de Andrade) espelham as vinculações do poeta à mais pura tradição lírica ocidental, tradição que em linguagem não raro lúdica, propensa aos jogos verbais e a inflexões intencionalmente “prosaicas”, ele assimila e prolonga em peças de esmerado apuro técnico e de inegável eficácia emotiva. É o caso, entre outros, de “Guerramor”, “Um conto, quase”, “Vitória em silêncio” e sobretudo “Legado quarentano” e “Velho Pedro vai pra casa”, textos memoráveis a mais de um título, e de cuja leitura saímos para publicamente afirmar, pensando no autor que os concedeu e escreveu: “Quem diz Pedro Galvão diz Poesia”.“Por tuas pedras eu vou, bebendo em tua pele de liozA chuva cinza da melancolia.Vou por tuas praçasLindas como a praça central do corpo amado.”Pedro Galvão Autor________________________________________________________________________Pedro Galvão Dados do produto________________________________________________________________________Número de páginas: 120ISBN:  9788599629062Formato: brochura, 16 X 23 cmPeso: 230gEdição: 1ª

No calendário, a diferença entre um ano normal e um bissexto pode ser verificada no mês de fevereiro. No ano bissexto, o mês de fevereiro tem 29 dias e não 28. Em termos matemáticos foi estipulado que se o ano fosse divisível por 4 seria bissexto.

Em razão dessas 6 horas excedentes fora criado um ano com 366 dias, denominado bissexto, que ocorre de quatro em quatro anos, tempo necessário para que o acúmulo das 6 horas gere um dia a mais no calendário. o dia 29 de fevereiro de um ano bissexto (Astronomia, gregoriano ⚠) o ano bissexto, no calendário juliano ou no gregoriano. O calendário gregoriano possui 97 bissextos em cada período de 400 anos.

LIVROS RELACIONADOS