Entre A Casa e A Rua - o Espaço Ficcional e A Personagem Feminina No Português Da...

Entre A Casa e A Rua - o Espaço Ficcional e A Personagem Feminina No Português Da... - Girola,Maristela Kirst de Lima | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Girola,Maristela Kirst de Lima
DIMENSÃO
11,43 MB
NOME DO ARQUIVO
Entre A Casa e A Rua - o Espaço Ficcional e A Personagem Feminina No Português Da....pdf
ISBN
5189976626004

DESCRIÇÃO

"Entre a Casa e a Rua: O Espaço Ficcional e a Personagem Feminina no Romance Português da Segunda Metade do Século XX" é o título da interessantíssima obra escrita pela autora Maristela Kirst de Lima Girola e que toma como objecto romances e autores maiores do Século XX em Portugal: Agustina Bessa-Luís, José Cardoso Pires, Maria Velho da Costa, António Lobo Antunes e José Saramago. O livro analisa, de forma exemplar, o modo como a construção da personagem feminina se vai tornando mais complexa e elaborada no romance português da segunda metade do século XX. Esta progressiva complexificação acompanha as modificações dos percursos típicos e dos espaços das personagens femininas, que vão circulando entre "a casa" tradicional e uma nova "rua" conquistada, expressão de uma liberdade existencial, política e simbólica que Maristela Girola exemplarmente estuda. O espaço feminino é assim redescoberto e mesmo reinventado, enquanto a personagem feminina ganha dimensões insuspeitadas em termos da sua complexificação, deixando para trás estereótipos e imagens repetidas. Novas mulheres que arrastam consigo educações e memórias e que, no seu corpo, cruzam sexualidade e escrita, sinalizando a forma decisiva como a segunda metade do século XX soube, também por meio do romance, reinventar a representação dos relacionamentos entre homens e mulheres, em Portugal. Maristela Girola elabora um cuidadoso e inovador trabalho em torno desta temática, cuja importância não é demais realçar. A forma como ela convoca estudos de memória, estudos sobre mulheres, o trabalho sobre teoria e história literária e análise literária coloca esta obra entre as melhores que sobre o tema têm vindo a ser elaboradas, em Portugal e no Brasil. Do Prefácio de Helena Buescu - Centro de Estudos Comparatistas (Directora). Profª Catedrática Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Entre a Casa e a Rua: O Espaço Ficcional e a Personagem Feminina no Romance … Written By Sarasa Nguyehan Sunday, April 19, 2020 Add Comment Edit. Resumo: O espaço na narrativa ficcional tem sido pouco discutido como foco central das análises literárias e geográficas. Assim, com base nas proposições de Osman Lins e no conto ... Entre a casa e a rua: o espaço ficcional e a personagem feminina no romance português da segunda metade do século XX.

Apoio ao Cliente. Para questões de apoio ao cliente entre em contacto: Telefone: 925 407 210.

LIVROS RELACIONADOS