De Nietzsche a Weber

De Nietzsche a Weber - Rafael Gomes Filipe | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Rafael Gomes Filipe
DIMENSÃO
7,55 MB
NOME DO ARQUIVO
De Nietzsche a Weber.pdf
ISBN
5776325038988

DESCRIÇÃO

Como refere E. Baumgarten, Max Weber, para o fim da sua vida, terá referido, depois de um debate público com Spengler, em diálogo com estudantes que o acompanhavam no regresso a casa, serem Nietzsche e Marx as referências maiores do mundo intelectual da época. Qualquer pensador contemporâneo veria a sua «honestidade» ser aferida pela posição que adoptasse em relação àqueles dois. Todavia, na formação intelectual de Weber e no plano do espírito que enforma a sua obra, a influência de Marx, se é patente, é bem mais «exterior» do que a de Nietzsche. Com base nesta hipótese de trabalho, a presente investigação amplia e aprofunda a «presença» de Nietzsche em Weber, ao ponto de a converter numa verdadeira «afinidade electiva» entre ambos. Identificase, assim, um autêntico parentesco entre a sensibilidade, a personalidade, a crítica e o diagnóstico epocal dos dois pensadores. Estes traços encontram um denominador comum nos conceitos de «radicalismo aristocráti

Editora: Instituto Piaget. Coleção: Pensamento E Filosofia nº 103.

Da terceira fase em diante, que se estende de 1982 a 1989, a questão sobre as Weber é herdeiro da percepção de Nietzsche, segundo a qual a vontade de poder, expressa na luta entre valores antagônicos é que torna a realidade social, política e econômica compreensível. Seus conceitos como a marcha da racionalidade representam um avanço em termos de precisão metodológica. FACULDADES SANTO AGOSTINHO - FADISA TRABALHO DE FILOSOFIA Leitura crítica do Capítulo 11: Weber, Nietzsche e o Holocausto: rumo ao desencanto com a modernidade.

LIVROS RELACIONADOS