Alegorias da Poesia

Alegorias da Poesia - Eyben,Piero | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Eyben,Piero
DIMENSÃO
7,66 MB
NOME DO ARQUIVO
Alegorias da Poesia.pdf
ISBN
1844201353128

DESCRIÇÃO

Ampliando a questão da alegoria, bastante compreendida de forma linear, como articulação do sentido próprio ao figurado, este ensaio utiliza a poesia de Mallarmé, Gullar, Neruda, irmãos Campos, Pignatari, Kafka para mostrar que a alegoria – como um véu que não deve ser dilacerado – deve ser compreendida como um dizer outro que é permitido no instante em que deixamos ao poema esse dizer e que ele permaneça outro ao outro que lê.

30 A alegoria é uma figura de linguagem de uso retórico que expande o significado do termo, transmitindo um ou mais sentidos além do literal. Uma alegoria não precisa necessariamente ser expressa no texto escrito, estando presente em outras formas de manifestação artística, como a pintura, o desenho, a escultura, etc. Alegorias da totalidade: as relações entre ciência e poesia em A máquina do mundo repensada, de Haroldo de Campos .

... a maneira como o poema problematiza as relações da poesia com a imaginação, ao compor a sua visão de modernidade. Alegorias Postado por Lilian Ferraz em 15 de Agosto de 2019 às 11:47am A vida tão desejada, cantada e festejada, se faz poética como um raiar do dia, quando nos enveredamos no querer que nosso coração anseia. Alegorias poticas.

LIVROS RELACIONADOS