Haicai do Brasil

Haicai do Brasil - Calcanhotto,Adriana | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Calcanhotto,Adriana
DIMENSÃO
5,48 MB
NOME DO ARQUIVO
Haicai do Brasil.pdf
ISBN
4320392934837

DESCRIÇÃO

O haicai é a forma de poesia hoje mais praticada no Brasil. Mais que o soneto no século XIX. São tantos os caminhos e vertentes, que configura muitas vezes uma arte nossa, própria, assumindo ao longo da história as estações do ano de nossa terra, e sendo influenciada pelas diferentes escolas literárias brasileiras, como o Modernismo e a Poesia Concreta. Nesta antologia, Adriana Calcanhotto apresenta esse rico panorama, reunindo no mesmo espaço nomes consagrados e menos conhecidos da literatura brasileira, como Carlos Drummond de Andrade, Paulo Leminski, Erico Verissimo, Millôr Fernandes, Teruko Oda, Carlos Verçosa, Glauco Mattoso e muitos outros, que se encantaram por essa forma potente de poesia, a mais sintética de todas. Tão japonesa. E tão nossa. Afterword by Coelho, Eduardo

*10 E na década seguinte, em 1996, publicou, junto com sua sobrinha Teruko Oda, o primeiro dicionário brasileiro de kigo (palavras referentes às estações do ano), com ... Segundo GOGA (1988), o primeiro literato a divulgar o haikai no Brasil foi Afrânio Peixoto (1875-1947), em 1919, através de seu livro "Trovas Populares Brasileiras", onde prefaciou suas impressões a respeito do poema japonês: "Os japoneses possuem uma forma elementar de arte, mais simples ainda que a nossa trova popular: é o haikai, palavra que nós ocidentais não sabemos traduzir ... No Brasil, ao decorrer do tempo, o haicai sofreu influências locais, com os temas renovados, adquirindo novas identidades com elementos brasileiros. Os haicaístas brasileiros adquiriram a essência do poema e têm se publicado os poemas realmente primorosos. Há alguma controvérsia sobre qual teria sido o primeiro haicai escrito no Brasil.

na bibl. Antonio Miranda "Uma esmerada e oportuna ... A antologia Haicai do Brasil (Edições de Janeiro, 2014), organizada e ilustrada por Adriana Calcanhotto, é um apanhado de vários autores sobre a poesia japonesa no Brasil.Traz desde haicais históricos (de Monteiro Lobato e Afrânio Peixoto) a poemas síntese criados por Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintana. Depois do trovão.

LIVROS RELACIONADOS