A Pérola e a Ostra

A Pérola e a Ostra - Janeiro,Cássia | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Janeiro,Cássia
DIMENSÃO
11,20 MB
NOME DO ARQUIVO
A Pérola e a Ostra.pdf
ISBN
2452000099659

DESCRIÇÃO

“Os poemas de Cássia Janeiro se equilibram bem entre a capacidade de compor e a capacidade de fazer sentir, porque a sua composição parece aderir ao fluxo da emoção, como se o verso brotasse de uma fusão inextricável da vibração pessoal com o desejo de alcançar o outro por meio da linguagem ordenada. [...] Direta e penetrante, ela sabe ligar o pólo do eu ao pólo do outro e do mundo, porque, por mais forte que seja a sua mensagem carregada de paixão, freqüentemente de dor, há nela a forte vocação do diálogo, sem o qual o poeta não se configura. E quem escreve poemas como Cássia Janeiro é poeta plenamente configurado.” Antonio Candido “Quem só vê as presenças só vê a beleza redonda da pérola. Não vê a dor que a fez nascer. Acontece também com os poemas: a sua beleza não nos deixa ver que, além da poesia, existe a dor que a própria poesia não consegue dizer. [...] Por que será que a Cássia foi fisgada pela metáfora da ostra e da pérola? Porque essa é uma metáfora dela mesma. Os seus poemas são pérolas. Mas dentro da ostra está a dor...” Rubem Alves

Na parte interna da concha é encontrada uma substância lustrosa chamada NÁCAR. Quando um grão de areia a penetra, as células… A pérola e a vida!Você sabia que uma pérola vem da ostra e se a ostra não for ferida não consegue produzir a pérola? Na verdade a pérola é uma ferida curada.... Uma pérola (também designada por margarita) é um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos, as ostras e mexilhões, em reação a corpos estranhos que invadem os seus organismos, como vermes ou grãos de areia.

A p… Ostras têm um sistema muito eficiente de defesa: a própria concha. É muito difícil que algo consiga invadi-la e formar uma pérola.

LIVROS RELACIONADOS