A Estrela Fria

A Estrela Fria - Almino,Jose | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Almino,Jose
DIMENSÃO
3,63 MB
NOME DO ARQUIVO
A Estrela Fria.pdf
ISBN
8469971163576

DESCRIÇÃO

A poesia de José Almino é finíssima.Condensada ao máximo, ela reúne com originalidade e força notável os objetos da memória, a observação deslocada do cotidiano e a experiência amorosa. Assim, a infância nordestina em que “o verãoera permanente”, a rica vida familiar (“minério de veio antigo”), a experiência política (“quando o medo... pousava a mão em meu ombro”), o exílio e a vida no Rio de Janeiro contemporâneo compõem, juntos, uma obra profundamentebrasileira e atual, capaz de iluminar de muitas maneiras a inteligência e a sensibilidade do leitor. A linguagem desses poemas encanta por seu refinamento, por sua densidade. Pelo gesto amoroso com que as palavras são recolhidas e alinhadas e pela riqueza com que o texto é composto: “as palavras, sombra das coisas, ombreiam com a memória, recuam e se esgueiram, mas confortam na fresca da tarde”. Particularmente interessante é o modo como Almino incorpora à sua poesia vozes de outros poetas, aqueles que se filtraram para seu sentimento do mundo e passaram a fazer parte de sua maneira de expressá-lo: assim, João Cabral, Drummond, Murilo Mendes e Bandeira, entre outros, fazem parte do clamor condensado que é a poesia de José Almino.

O pastoreio assume desde há muito um papel importante na subsistência dos serranos, garante a carne e o leite essenciais para a alimentação, mas também a lã para as pessoas se aquecerem. Era uma estrela tão fria! Era uma estrela sozinha Luzindo no fim do dia. Por que da sua distância Para a minha companhia Não baixava aquela estrela? Por que tão alto luzia? E ouvi-a na sombra funda Responder que assim fazia Para dar uma esperança Mais triste ao fim do meu dia.

/ / Por que da sua distância / Para a minha companhia / Não b Clique aqui 👆 para ter uma resposta para sua pergunta ️ assinale, na estrofe seguinte, a figura correta:"Vi uma estrela tão alta, Vi uma estrela tão fria! Vi U… Compre A Estrela Fria, de José Almino, no maior acervo de livros do Brasil. As mais variadas edições, novas, semi-novas e usadas pelo melhor preço. Título de estrela mais fria do Universo está em novas mãos Por Bruno Calzavara , em 28.03.2011 Cientistas franceses anunciaram nesta semana a descoberta de uma estrela cuja temperatura parece ser de cerca de 100ºC, ponto de fervura da água. Estrela Frios.

LIVROS RELACIONADOS