A Cabeça Bem - Feita

A Cabeça Bem - Feita - Morin,Edgar | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Morin,Edgar
DIMENSÃO
6,67 MB
NOME DO ARQUIVO
A Cabeça Bem - Feita.pdf
ISBN
8006196089942

DESCRIÇÃO

Certo de que vivemos em meio ao fogo cruzado de duas correntes culturais completamente dissociadas uma da outra – a científica e a humanista –, convencido da necessidade de uma reforma do pensamento e, portanto de uma reforma do ensino, o filósofo e sociólogo francês Edgar Morin traz aos leitores este “manual para alunos, professores e cidadãos”, no qual defende um ensino capaz de transmitir não o mero saber, mas uma cultura unificada “que permita compreender a nossa condição e que favoreça, ao mesmo tempo, um modo de pensar aberto e livre”. Em A cabeça bem-feita, Morin afirma que o conhecimento pertinente é aquele que é capaz de situar qualquer informação em seu contexto e, se possível, no conjunto em que está inscrita: “Uma inteligência incapaz de perceber o contexto e o complexo planetário fica cega, inconsciente e irresponsável.” O autor aponta para os inconvenientes da superespecialização, do confinamento e do despedaçamento do saber provocados pelo especialização e pela multidisciplinaridade das ciências e afirma que “a aptidão para contextualizar e integrar é uma qualidade fundamental da mente humana, que precisa ser desenvolvida e não atrofiada”.“O enfraquecimento de uma percepção global leva ao enfraquecimento do senso de responsabilidade – cada um tende a ser responsável apenas por sua tarefa especializada – bem como ao enfraquecimento da solidariedade – ninguém mais preserva o seu elo orgânico com a cidade e seus concidadãos. (...) A continuação do processo técnico-científico atual – processo cego, aliás, que escapa à consciência e à vontade dos próprios cientistas – leva a uma grande regressão da democracia.”Neste livro, Morin demonstra como o ensino poderia servir à solução dos problemas mais prementes da humanidade e como a solução desses problemas e sua submissão às finalidades devem levar, necessariamente, à reforma do pensamento e das instituições: “A educação pode ajudar a nos tornarmos melhores, se não mais felizes, e nos ensinar a assumir a parte prosaica e viver a parte poética de nossas vidas.”

Reportar Problema. Descrição; Informação adicional; Avaliações (0) Descrição do livro.

Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. "Cabeça bem cheia"é a expressão utilizada por Morin em referência ao acúmulo de conhecimento: "o saber é acumulado, empilhado"(p.

LIVROS RELACIONADOS