Vieira - Vida e Palavra

Vieira - Vida e Palavra - Editora Loyola | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Editora Loyola
DIMENSÃO
3,21 MB
NOME DO ARQUIVO
Vieira - Vida e Palavra.pdf
ISBN
1259009934851

DESCRIÇÃO

Em comemoração aos 400 anos do nascimento do padre Antônio Vieira, Edições Loyola e Pateo do Collegio lançam a obra Vieira - Vida e Palavra e promovem uma exposição com o mesmo nome. Coletânea de dez artigos sobre aspectos da atuação de Vieira na Corte e na América portuguesas durante o século XVII. Tanto a obra como a exposição Vieira - Vida e Palavra apresentam com clareza temas que vão da história à literatura, da fé à política, da dominação e exploração à esperança de "um novo céu e uma nova terra". Os artigos do livro são de brasileiros e portugueses especialistas em Vieira: Alcir Pécora, Anita Waingort Novinsky, Ives Gandra da Silva Martins, João Adolfo Hansen, José Carlos Brandi Aleixo, José Eduardo Franco, Luís Filipe Silvério Lima, Rafael Chambouleyron, Ronaldo Vainfas e Sezinando Luiz Menezes.

Para isso, Oliveira se vale de Padre Antônio Vieira, vida e obra, vivência e texto, no dizer de Fernando Pessoa, o "imperador da língua portuguesa", o mais brasileiro dos portugueses. Maria Ondina Braga e Maria Adelina Vieira: as palavras como um centro, de vida e de tudo. Mais uma vez...

Antes de mais, porque representar António Vieira segurando numa cruz e rodeado de crianças indígenas é uma forma caricatural de retratar o Brasil colonial e a ação que Vieira nele desempenhou, em especial no que respeita às populações ameríndias. Poucos escritores portugueses vivos têm uma obra tão valiosa, tão variada e tão cuidada como a de Vergílio Alberto Vieira. O poeta de Amares, que vive em Braga, e passou uma boa parte da sua vida a trabalhar em Lisboa como professor, escreve e reescreve aos 70 anos os textos mais belos da sua Obra; e, com os cuidados e o zelo que os agricultores dedicam à terra onde todos os anos deitam ... A Vida nas Palavras de Inês Tavares de Alice Vieira Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão.

LIVROS RELACIONADOS