Gilberto Freyre - Encontros

Gilberto Freyre - Encontros - Freyre,Gilberto | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Freyre,Gilberto
DIMENSÃO
4,53 MB
NOME DO ARQUIVO
Gilberto Freyre - Encontros.pdf
ISBN
1159794158444

DESCRIÇÃO

"Existe um esforço conjugado de diversas secretarias de cultura de estados e municípios ... Gilberto se propõe a revelar "o seu" Nordeste ao leitor. Um Nordeste orientalizado a partir das matrizes lusas com os seus encontros com a China, Índia, Japão; e nas tradições moçárabes e judaicas.

Encontre aqui obras novas, exemplares usados e semi-novos pelos melhores preços e ofertas. 1 "GILBERTO FREYRE E O TEMA DA MESTIÇAGEM POSITIVA NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA COLONIAL " VAGNER PEREIRA DA SILVA 1 RESUMO: A proposta deste artigo é de realizar alguns apontamentos para a compreensão dos estudos de Gilberto Freyre, que foram contributivos no processo de identificação do Gilberto Freyre, em "Casa Grande e Senzala", sistematiza a noção de democracia racial ao dissecar as relações cotidianas da família patriarcal colonial. Na obra, o autor analisa a formação da sociedade brasileira a partir de três elementos culturais distintos: o branco (europeu), o negro (africano) e o indígena (nativo). Neste cenário, com a publicação do ensaio Casa-grande & Senzala, Gilberto Freyre é o primeiro a romper com o racismo científico e o determinismo geográfico vigentes na sociologia nacional até 1930, fato insuficiente, porém, para livrá-lo da pecha de teórico das oligarquias e do mito da democracia racial. Gilberto Freyre e João Cabral de Melo Neto são recifenses de gerações distintas.

LIVROS RELACIONADOS