Contando a Arte de Djanira

Contando a Arte de Djanira - Jr.,Gesiel | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Jr.,Gesiel
DIMENSÃO
8,25 MB
NOME DO ARQUIVO
Contando a Arte de Djanira.pdf
ISBN
8741975949085

DESCRIÇÃO

"Comecei a pintar desenhando o mundo modesto que me cercava: meus animais, minha varanda, o interior da casa, retratos de vizinhos. Estudos de observações amorosas das coisas que estimava. Tudo em preparação lenta, porque, graças a Deus, nunca fui habilidosa." Nessa confissão modesta, a pintora Djanira (1914-1979) revela instintivamente a temática de sua obra singular, considerada como uma janela para a arte brasileira. Corpulenta figura de mulher, meio índia e dedicada à produção multicolorida de temas populares nacionais, ela foi uma autodidata. Profundamente intuitiva, Djanira compôs uma extensa obra de cunho formalista. Rotulada no começo como primitiva e naïf, ela superou as críticas ao pintar motivos alegres e tipicamente nacionais, passando a ser considerada como monstro sagrado e lírico da pintura brasileira. O escritor Jorge Amado, seu amigo pessoal, numa só frase resumiu a essência da artista: "A obra de Dianira é o Brasil".

Neste mês, a grafiteira e artista visual Nina Pandolfo é entrevistada pelo fotógrafo Marcus Leoni. Minha Conta Meus Pedidos ... Brincando Com A Arte: Djanira.

... Brincando Com Arte - Djanira (Português) Capa comum - 1 Janeiro 2004 por Jefferson Galdino (Autor) Ver ...

LIVROS RELACIONADOS