Vida, Forma e Cor

Vida, Forma e Cor - Freyre,Gilberto | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Freyre,Gilberto
DIMENSÃO
4,26 MB
NOME DO ARQUIVO
Vida, Forma e Cor.pdf
ISBN
4307803189786

DESCRIÇÃO

O que é admirável no pensamento de Gilberto Freyre é a superioridade que o distingue quer do simplismo de certas sínteses improvisadas, quer de certos radicalismos direcionados ideologicamente. E o seu Movimento Regionalista e Tradicionalista, segundo ele, com valores mais modernos que "modernistas" em comparação com o modernismo do eixo Rio-São Paulo - com o qual não deixou de manter um certo diálogo -, é um dos melhores exemplos dessa posição ímpar: o seu regionalismo nunca implicou um fechamento com outras outras regiões, mas antes, pelo contrário, uma abertura universal; também seu tradicionalismo jamais entraria em conflito com as renovações necessárias a todo grande projeto cultural. Ou seja: à sua própria visão de modernidade.E é justamente em sintonia com uma ideia de participação de todos os sentidos na fruição da arte e nos contatos dela com a realidade que Gilberto Freyre se nos mostra em "Vida, Forma e Cor", que é, ao lado de Perfis de Euclides e Outros Perfis - com os impressionantes perfis de Augusto dos Anjos e do próprio Euclides da Cunha, - uma das obras mais animadas desse espírito abrangente que sempre viria a caracterizar o pensamento de Gilberto Freyre que, estando a igual distância tanto do cientificismo quanto do filosofismo, plasmou todas as suas ideias com a sua própria substância humana, a ponto de nos declarar nessa mesma obra: "Todo artista verdadeiramente criador é, mais ou menos, autobiográfico; e todo artista verdadeiramente criador é, mais ou menos, um retrospectivo em potencial".

Parte deste acervo compõe a exposição "Gilberto Freyre - Vida, forma e cor", com a categorizada curadoria de Clarissa Diniz, Fernanda Areas Peixoto, Jamille Barbosa e Leonardo Borges, nos salões da Caixa Cultural de São Paulo. Ainda vida decorativa - estilização de forma e cor Art 2019 Pela primeira vez, a expressão "vida-morta decorativa" começou a ser utilizada no início do século XX, justamente naqueles momentos em que se observou o surgimento de um grande número de novas tendências na arte, incluindo a pintura. Roupa de cama, edredom, toalha e muito mais, com os Menores Preços do Brasil. Entre no site agora e aproveite a Liquidação só nesta semana! Vida, Forma e Cor trata basicamente de arte e artistas — como prosadores, poetas, ensaístas, pintores, escultores, e até mesmo de um músico como Villa-Lobos —, pois foi justamente como artista da palavra que ele começou a incomodar dois tipos igualmente curiosos e antipáticos da república das letras: os que o condenavam por fazer ciência, ainda que social, utilizando uma linguagem ... Biblioteca Álvaro Guerra 19/03/2018 Em sintonia com uma ideia de participação de todos os sentidos na fruição da arte e nos contatos dela com a realidade que Gilberto Freyre nos mostra em Vida, Forma e Cor, que é, ao lado de Perfis de Euclides e outros perfis, uma das obras mais animadas desses espírito abrangente que sempre viria a caracterizar o pensamento de Gilberto Freyre. O amarelo é uma cor suave e alegre, por isso desperta o otimismo.

Ganhe 5% OFF na primeira compra e Frete Grátis*. Pague em até 10x sem juros. Mais Vida e Cor para a sua Casa.

LIVROS RELACIONADOS