O Leitor de Marx

O Leitor de Marx - Paulo Netto,José | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Paulo Netto,José
DIMENSÃO
6,24 MB
NOME DO ARQUIVO
O Leitor de Marx.pdf
ISBN
6321265675540

DESCRIÇÃO

Neste cenário de turbulências econômicas globais, as teorias de Karl Marx ganharam força. No aniversário de 160 anos da publicação do Manifesto comunista, em 2008, o New York Times chegou a afirmar que “o patrimônio de Marx ressurge depois de 150 anos” e no auge da crise o jornal britânico Times disparou “ele voltou”. O leitor de Marx, organizado por José Paulo Netto, resgata as proféticas ideias do pensador alemão, tão em voga atualmente, ao apresentar um rico panorama da reflexão marxiana. “(...) na entrada do século XXI, a barbarização da vida social em nossas sociedades, a insustentabilidade (também ecológica) do padrão de crescimento capitalista, a reiteração das crises econômicas, o aprofundamento das desigualdades e a agudização exponenciada e planetária da ‘questão social’ fazem Marx retornar ao palco da história no calor da hora. Nada indica que este senhor sairá de cena tão cedo”, afirma o Netto. Intelectuais de várias gerações pautaram suas reflexões inspirados em Marx e milhões de homens e mulheres, nos mais diversos quadrantes, protagonizaram combates e experiências em nome de suas ideias – ou de ideias a ele atribuídas, uma vez que seu legado foi objeto de múltiplas interpretações, vulgarizações e deformações. Para além da visão da grande imprensa e dos variáveis humores ideológicos, o que se revela indiscutível é que a obra de Karl Marx, por sua significação teórica, é uma referência na cultura ocidental e, por seu impacto sócio-histórico, tem relevância universal.

Antes de publicar O Capital, Marx termina os três volumes intitulados Teorias da mais-valia , em que analisa criticamente o pensamento teórico sobre a economia política, particularmente o de Adam Smith e David Ricardo. O Leitor de Marx O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais. No aniversário de 160 anos da publicação do Manifesto comunista, em 2008, o New York Times chegou a afirmar que "o patrimônio de Marx ressurge depois de 150 anos" e no auge da crise o jornal britânico Times disparou "ele voltou".

Isso é o que Marx chamou de propriedade coletiva dos meios de produção. Muita gente se equivoca em relação a essa parte da interpretação das teorias de Marx, achando que ele disse que toda a forma de propriedade seria abolida. Marx dedica a ele o primeiro volume de O Capital (1867), que não consegue concluir em vida (Engels edita o volume II em 1885 e o volume III em 1894).

LIVROS RELACIONADOS