Relatar A Si Mesmo

Relatar A Si Mesmo - Butler,Judith | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Butler,Judith
DIMENSÃO
8,78 MB
NOME DO ARQUIVO
Relatar A Si Mesmo.pdf
ISBN
7061691539822

DESCRIÇÃO

Butler nos mostra neste livro como é difícil relatar a si mesmo e como essa falta de auto-transparência e narratividade é crucial para um entendimento ético do ser humano. Em um diálogo brilhante com Adorno, Lévinas, Foucault e outros pensadores, Butler nos oferece uma crítica do sujeito moral, argumentando que o sujeito ético transparente e racional é um construto impossível que busca negar a especificidade do que é ser humano. Só podemos nos conhecer de forma incompleta, e apenas em relação a um mundo social mais amplo que sempre nos precedeu e moldou de maneira que não somos capazes de apreender inteiramente. Se somos opacos a nós mesmos, de que maneira o ato ético pode ser definido pela explicação que damos de nós? Um sistema ético que nos considera responsáveis por nosso pleno autoconhecimento e nossa consistência interna não nos inflige um tipo de violência ética, levando a uma cultura de autocensura e crueldade? Ao reformular a ética como um projeto em que ser ético significa tornar-se crítico das normas que nunca escolhemos, mas que guiam nossas ações, Butler ilumina o que significa para nós, criaturas falíveis, criar e compartilhar uma ética da vulnerabilidade, da humildade e da responsabilidade.

Em um diálogo brilhante com Adorno, Lévinas, Foucault e outros pensadores, Butler nos oferece uma crítica do sujeito moral, argumentando que o sujeito ético transparente e racional é um construto impossível que ... Butler problematiza o ato de relatar a si mesmo, refletindo em especial sobre a ética, a responsabilidade e a primazia do Outro sobre nós. Uma leitura bastante árdua e que certamente terei de repetir para compreender melhor.

Crítica da violência ética. Tradução Rogério Bettoni Prefácio Vladimir Safatle Tornou-se referência nos estudos queer e tem diversos livros publicados no Brasil, entre eles Problemas de gênero, Relatar a si mesmo, Quadros de guerra, O clamor de Antígona e Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo. Mesmo que a princípio um indivíduo reconheça o outro, há uma linguagem que enquadra esse encontro, os termos por meio dos quais se oferece e aceita o reconhecimento não pertencem aos dois.

LIVROS RELACIONADOS