Platão - o Sofista

Platão - o Sofista - Heidegger,Martin | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Heidegger,Martin
DIMENSÃO
5,8 MB
NOME DO ARQUIVO
Platão - o Sofista.pdf
ISBN
7236915962109

DESCRIÇÃO

No Sofista, Platão considera o ser-aí humano em uma de suas possibilidades mais extremas, a saber, na existência filosófica. E, em verdade, Platão mostra indiretamente aquilo que o filósofo seria, na medida em que explicita o que o sofista seria. E ele não nos mostra essas determinações, na medida em que apresenta um programa vazio, isto é, na medida em que diz o que seria preciso fazer, caso se queira ser filósofo, mas na medida mesmo em que ele filosofa. Pois só se pode dizer concretamente o que seria o sofista, como não filósofo propriamente dito, se se vive por si mesmo na filosofia.

Este objetivo, porém, não pode ser atingido sozinho, pois depende de uma cadeia de outros problemas, entre os quais se encontram algumas propostas defendidas nos diálogos sobre a TF [= Teoria das Formas]. Foi após O Sofista que um sentido negativo passou a aureolar a sofística, cujos adeptos ficaram marcados como criadores de ilusões e manipuladores do discurso, pois usavam - conforme Platão e Aristóteles - o sofisma como forma de raciocínio, com o fim de provocar a perplexidade em seus interlocutores e persuadi-los. Caius Brandão. 13/05/08.

E ele não nos mostra essas determinações, na medida em que apresenta um programa vazio, isto é, na medida em que diz o que seria preciso ... (Platão. O sofista, 1970.

LIVROS RELACIONADOS