Pensamento Social Brasileiro

Pensamento Social Brasileiro - Bencostta,Marcus Levy Albino | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Bencostta,Marcus Levy Albino
DIMENSÃO
11,53 MB
NOME DO ARQUIVO
Pensamento Social Brasileiro.pdf
ISBN
3749939984205

DESCRIÇÃO

Teóricos, formuladores e escritores no Brasil tiveram e permanecem tendo entre seus temas centrais a discussão sobre a identidade nacional brasileira. Seja pelos processos muitas vezes ambivalentes de passagem de Colônia a Império, de Império a República, seja pelos processos tortuosos com que se construiu uma nação marcada por taxas elevadíssimas de exclusão, combinadas a uma razoável convergência cultural, o fato é que a identidade nacional brasileira tem sido um desafio de solução indefinida, enfrentado por não poucos intelectuais e artistas. Discutir as teses e iniciativas de alguns dos mais destacados homens e mulheres que se dedicaram a tal fim corresponde a inserir-se, simultaneamente, nesse grande diálogo, aparentemente interminável, em que teoria e prática, interpretação e prescrição, paixão política e rigor analítico se misturam e se confundem. A presente publicação reúne trabalhos de alguns estudiosos que se têm dedicado exatamente a isso: discernir os caminhos e encruzilhadas por que o Brasil, do ponto de vista de seus intérpretes-criadores, tem passado até vir a ser o que é hoje.

164). Raça, clima e imigração no pensamento social brasileiro na virada do século XIX para o XX Fernanda Rebelo Resumo: A partir da segunda metade do século XIX, o "nacionalismo étnico", im-pulsionado pelos movimentos nacionalistas, pelas imigrações e pela ciência, ajudou a transformar raça em um conceito central nas ciências sociais. Teoria Política e Pensamento Social Brasileiro Coordenação: Prof. Dr.

b. Estuda como nos inserimos no processo de globalização.

LIVROS RELACIONADOS