Estado. Indivíduo E Sociedade

Estado. Indivíduo E Sociedade - Claudinei Luiz Chitolina | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Claudinei Luiz Chitolina
DIMENSÃO
10,33 MB
NOME DO ARQUIVO
Estado. Indivíduo E Sociedade.pdf
ISBN
5747968858443

DESCRIÇÃO

O livro reúne diferentes perspectivas teóricas acerca das questões éticas, políticas e jurídicas. Sua relevância consiste em tornar atuais as questões que desafiaram pensadores de diferentes origens e latitudes, e que ainda desafiam os homens de nosso tempo. Pretende-se, nesse sentido, recolocar em discussão os pressupostos e os fundamentos do pensamento filosófico, político e jurídico clássico face aos novos desdobramentos da sociedade contemporânea. Por isso, é uma valiosa leitura a quem deseja compreender as intrincadas relações entre ética, filosofia política e filosofia jurídica.

Isto significa que a sociedade é resultado de uma combinação não intencional das mais diversas ações realizadas pelos atores sociais. Instituições sociais são corpos sociais formados para promover a integração dos membros de uma sociedade.Algumas instituições sociais, como o Estado e a Igreja, unem os indivíduos de acordo com aspectos com os quais os membros de tais instituições comungam, como religião e nacionalidade. Em outros casos, como a escola e o trabalho, as instituições sociais são meios de adequar o ... A Sociedade, algo interposto entre o indivíduo e o Estado, é a realidade intermediária, mais larga e externa, superior ao Estado, porém inferior ao indivíduo, como medida de valor.

Em outros casos, como a escola e o trabalho, as instituições sociais são meios de adequar o ... A Sociedade, algo interposto entre o indivíduo e o Estado, é a realidade intermediária, mais larga e externa, superior ao Estado, porém inferior ao indivíduo, como medida de valor. O conceito de Sociedade tomou sucessivamente três caminhos no curso de sua caminhada histórica. Para o fundados da escola francesa de Sociologia, Émile Durkheim (1858 — 1917), a sociedade sempre prevalece sobre o indivíduo, dispondo de certas regras, normais, costumes e leis que ... O termo Estado (do latim status: modo de estar, situação, condição) data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação.

LIVROS RELACIONADOS