Pensar a História com Nietzsche

Pensar a História com Nietzsche - Monsalvo,Diego Almeida | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Monsalvo,Diego Almeida
DIMENSÃO
10,19 MB
NOME DO ARQUIVO
Pensar a História com Nietzsche.pdf
ISBN
5011504761142

DESCRIÇÃO

O presente texto revela mais uma faceta do pensamento do filósofo alemão, Friedrich Nietzsche (1844-1900). O livro destaca a visão da História sob a perspectiva trágica e extemporânea do pensador alemão.

75 - 83. Uma dessas ferramentas é Nietzsche. Foucault apresenta a filosofia de Nietzsche em sua "Aula sobre Nietzsche" (Aulas sobre a vontade de saber, curso de 1970-1971) discutindo a ideia de que o conhecimento constitui-se antes da verdade, ao contrário do que afirma o paradigma aristotélico que atravessa a história da filosofia. Para isso, almeja-se destacar como o filósofo passa da tarefa de analisar a história dos sentimentos morais, própria de Humano, demasiado humano, para aquela que leva a colocar o valor dos valores (ou seja, a própria moral) em xeque, em Para a genealogia da moral. Nietzsche, pensador da história? cadernos Nietzsche 24, 2008 | 9 valores eternos, em formas e almas eternas; e, na medida em que é cien-tífica, em vez de dogmática, a filosofia é, para nós, apenas a extensão mais ampla da noção de "história". A bio-grafia comporta um tecido amplo de operacionalizações e metodologias; ela aparece nas histórias de vida, na formação profissional, nas anamneses, nos relatos de experiências, nos projetos de vida, nos estudos de caso, etc.

O valor e a utilidade da história em Nietzsche , pp. 75 - 83. Uma dessas ferramentas é Nietzsche.

LIVROS RELACIONADOS