Europa - Crise e Renovação

Europa - Crise e Renovação - Husserl,Edmund | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Husserl,Edmund
DIMENSÃO
7,82 MB
NOME DO ARQUIVO
Europa - Crise e Renovação.pdf
ISBN
7614576481160

DESCRIÇÃO

Se bem que relativamente tardia, é complexa e matizada a reflexão husserliana sobre a cultura e, em particular, o significado do Ocidente. Para Husserl, A cultura filosófica é a cultura da Razão. Nesse sentido, a Filosofia não é europeia. Pelo contrário, é a Europa que é filosófica. E a grandeza da Europa filosófica, o seu estatuto de “arconte” da Humanidade, não se confunde com qualquer projeto de domínio protagonizado por um povo, mas com o modo como ela, na finitude das suas formas de cultura, é o fenômeno da ideia infinita de uma cultura racional que pode, sem limites, tornar-se a cultura de uma Humanidade universal. A supranacionalidade europeia não será, por isso, um projeto de dominação para uso dos “europeus”, mas a ideia de uma humanidade autêntica, congregada nas tarefas infinitas de realização da Razão, que jamais poderão alcançar uma forma final e definitiva, apta para uma repetição regular ou para uma imitação puramente exterior. O opúsculo sobre a crise da humanidade europeia, de 1935, juntamente com os artigos para a revista japonesa Kaizo, de 1923-24, sobre renovação, são peças essenciais da reflexão de Husserl sobre a cultura ocidental e sobre o papel determinante que nela desempenha a ideia de Filosofia. São eles que se oferecem aqui, nesta primeira tradução para Língua Portuguesa, sob o título genérico de “Europa: Crise e Renovação”.

Matemática; Português a crise detectada não é culminação de uma trajectória da cultura europeia que se revelaria, por fim, inviável, mas um abandono de rumo; e a renovação exigida não é, por isso, reinvenção, mas re-gresso e repristinação. Husserl aponta com clareza o ponto em que a crise se originou: trata-se de um transvio da racionalidade, de Compre Europa - Crise E Renovação - Preços com com até 11% de desconto.

Alves Europa: Crise e Renovação - Husserl, ... Com o Menor Preço é No Zoom.

LIVROS RELACIONADOS