Bartleby, ou da Contingência

Bartleby, ou da Contingência - Agamben,Giorgio | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Agamben,Giorgio
DIMENSÃO
11,53 MB
NOME DO ARQUIVO
Bartleby, ou da Contingência.pdf
ISBN
8726148234619

DESCRIÇÃO

Publicado na Itália, dois anos antes do primeiro volume de Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua (1995), este pequeno texto de Agamben poderia ter sido completamente ofuscado pela proximidade com o livro mais conhecido do filósofo italiano, não fosse Bartleby um dos personagens mais insistentes em sua obra e a categoria de potência, aqui longamente desenvolvida, a mais importante de todo o seu pensamento. Essa edição da Editora Autêntica contém o ensaio de Agamben sobre Bartleby, personagem do clássico conto de Herman Melville, acompanhado da tradução do próprio conto. Aqui, o filósofo italiano pretende que, mais do que uma zona de indiscernibilidade entre o sim e o não, o preferível e o não preferido, a figura de Bartleby, e a sua fórmula desconcertante – “preferiria não” – abrem, sobretudo, uma zona de indiscernibilidade entre a potência de ser (ou de fazer) e a potência de não ser (ou de não fazer). A ideia de uma “potência de não”, que faria fortuna em seu pensamento posterior, já está aqui claramente delineada, neste que é, seguramente, um dos mais belos ensaios do filósofo italiano.

0 0 voto positivo, Marque este documento como útil 0 0 voto negativo, Marcar este documento como inútil Incorporar. Compartilhar.

Publicado na Itália, dois anos antes do primeiro volume de Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua (1995), este pequeno texto de Agamben poderia ter sido completamente ofuscado pela proximidade com o livro mais conhecido do filósofo italiano, ... Publicado na Itália, dois anos antes do primeiro volume de Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua (1995), este pequeno texto de Agamben poderia ter sido completamente ofuscado pela proximidade com o livro mais conhecido do filósofo italiano, não fosse Bartleby um dos personagens mais insistentes em sua obra e a categoria de potência, aqui longamente desenvolvida, a mais importante de ... Bartleby e a contingência: o saber-fazer-com o impossível . Bartleby and the contingency: knowing-doing- with the impossible.

LIVROS RELACIONADOS