Razão E Método Em Descartes

Razão E Método Em Descartes - Claudinei Luiz Chitolina | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Claudinei Luiz Chitolina
DIMENSÃO
5,50 MB
NOME DO ARQUIVO
Razão E Método Em Descartes.pdf
ISBN
2176777746882

DESCRIÇÃO

Este livro traz uma profunda análise acerca das relações e implicações entre a racionalidade e o método cartesiano. Para Descartes, a razão é a faculdade, mas não a única fonte do conhecimento, visto que quando auxiliada pelos sentidos pode estabelecer verdades acerca do mundo físico. A percepção da verdade pressupõe a presença de ideias claras e distintas. Nesse sentido, o autor pretende mostrar que Descartes é um filósofo adiante de seu tempo, na medida em que propõe a unidade da ciência como resposta ao problema da fragmentação do conhecimento – o embotamento e o embrutecimento dos espíritos.

Curiosamente, essa obra é escrita em primeira pessoa, isso porque Descartes queria que seus interlocutores trilhassem o mesmo caminho que ele havia percorrido ao escrever a obra. O quarto método era o de fazer em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, que eu tivesse a certeza de nada omitir." As ideias de René Descartes influenciaram diversos pensadores, entre os quais se destacam o holandês Spinoza e o alemão Leibniz. Leibniz era filósofo, matemático e político. Descartes entende que só há conhecimento certo e seguro da realidade se a razão se libertar da dependência em relação à experiência, ou seja, aos sentidos.

No "Discurso do método", publicado em 1637, Descartes elaborou uma espécie de autobiografia intelectual, em que conta em primeira pessoa os fatos e as reflexões que o fizeram buscar um princípio seguro para edificar as ciências. O método concebido e proposto por Descartes foi idealizado em uma visão geométrica e matemática que visa sustentar o pensamento. Diante disso, afirmou que a matemática e a geometria possuem a característica que parte do menos ao mais complexo.

LIVROS RELACIONADOS