O Sujeito da Psicanálise

O Sujeito da Psicanálise - Gomes de Souza,Marcelo Fonseca | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Gomes de Souza,Marcelo Fonseca
DIMENSÃO
9,55 MB
NOME DO ARQUIVO
O Sujeito da Psicanálise.pdf
ISBN
9809725951183

DESCRIÇÃO

A obra "O sujeito da psicanálise: Interlocuções de Jacques Lacan com Descartes, a teoria da ciência moderna e o estruturalismo" objetiva especificar o estatuto do sujeito da psicanálise em Jacques Lacan a partir da equação que ele propõe em A ciência e a verdade: “o sujeito da psicanálise é o sujeito da ciência”. Para tanto, três diferentes pontos são avaliados, de modo que a equação lacaniana revele sua base aparentemente paradoxal: a relação proximal entre o sujeito extraído da experiência inaugural de Descartes e o sujeito da experiência freudiana; o lugar de exclusão interna ocupado pela psicanálise em relação às propriedades definidoras da ciência moderna e a posição de Lacan frente à corrente estruturalista, sobretudo, frente às noções derivadas da linguística e da antropologia estrutural.

A partir de uma revisão crítica da bibliografia sobre o tema do abuso sexual, enfatiza a questão O quadro Falando nIsso propõe uma conversa entre os diversos inscritos do canal Christian Dunker e o próprio sobre temas escolhidos através de comentários. P... Um sujeito tem o seu gozo, ou seja, obtém sua satisfação disso que ele se queixa.

Toma como fio condutor do desenvolvimento do capítulo "a constituição do sujeito e o edifício da lingua­gem que o rodeia" (p. 72). Não existe sujeito neutro correspondente a uma razão transcendental, como a própria psicanálise contribuiu para denunciar.

LIVROS RELACIONADOS