Pioneiros do Mst

Pioneiros do Mst - Scolese,Eduardo | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Scolese,Eduardo
DIMENSÃO
3,59 MB
NOME DO ARQUIVO
Pioneiros do Mst.pdf
ISBN
7223367118870

DESCRIÇÃO

Pioneiros do MST é o resultado de um desafio encarado pelo repórter Eduardo Scolese, da Folha de S.Paulo: localizar e contar a história de vida dos primeiros dirigentes nacionais do movimento, depois de ter encontrado o nome de cada um deles em uma amarelada edição de 1985 do Jornal Sem Terra. Na bagagem, aparelho de GPS, mapas, gravador e blocos de anotações misturados a algumas perguntas: onde estariam aqueles homens e aquelas mulheres? Quantos ainda atuariam no movimento? Quantos teriam sido assentados em projetos de reforma agrária? E, em especial, quais as suas origens e os motivos que os levaram a ajudar na criação do MST? Apesar de o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ter se tornado um ator político muito citado e comentado nos últimos anos, pouco se sabe sobre essas pessoas que usam bonés e camisetas vermelhas e empunham foices e enxadas diante dos holofotes da imprensa. Homens e mulheres retratados pelo noticiário de maneira simplista e generalizada, em meio às barulhentas invasões de terra pelo país, aparecem neste livro de forma diferente. Para recontar suas trajetórias, Eduardo Scolese e o repórter-fotográfico Sérgio Lima, também da Folha, saíram em busca dos pioneiros do movimento, percorrendo 11 mil quilômetros de estradas, por 11 estados, além do Distrito Federal. Nessa incursão à intimidade do MST, o leitor vai acompanhar os personagens em casos de tensão, drama, migração, assassinatos e disputas pela terra. Este livro-reportagem traz um retrato da história recente, que, apesar da proximidade, raramente se apresenta com a complexidade e a importância devidas dos fatos. Mais do que mostrar as origens, os objetivos, as contradições e as táticas do principal e mais polêmico movimento social brasileiro da atualidade, a localização de seus primeiros dirigentes nacionais, em lugares e situações inimagináveis, revela um Brasil trágico e surpreendente.

O jornalista Eduardo Scolese e o repórter-fotográfico Sérgio Lima, ambos da Folha de S. Paulo, saíram em busca dos criadores do movimento, percorrendo 11 mil quilômetros de estradas, por 11 estados, além do Distrito ... Milhares de livros encontrados sobre Eduardo scolese pioneiros do mst no maior acervo de livros do Brasil.

Homens E Mulheres Que Criaram O Movimento (Em Portuguese do Brasil) Pioneiros do MST. Homens e Mulheres que Criaram o Movimento [Eduardo Scolese] on Amazon.com.au.

LIVROS RELACIONADOS