Jornal de Timon

Jornal de Timon - Lisboa,Joao Francisco | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Lisboa,Joao Francisco
DIMENSÃO
7,99 MB
NOME DO ARQUIVO
Jornal de Timon.pdf
ISBN
4377560794763

DESCRIÇÃO

O jornalista maranhense João Francisco Lisboa viveu num tempo de efervescência política (a Regência e o início do Primeiro Reinado), tempo em que o Brasil aprendia a se governar, tempo de ataques aos portugueses, de conflitos entre oligarquias, de rebeliões populares. Tempo também de grande influência da imprensa. Os jornais, muitos deles simples pasquins, eram a principal arma de luta política: os jornalistas punham sua pena a serviço dos partidos e facções em conflito. Depois de militar durante vários anos na facção liberal dos bem-te-vis, Lisboa desencantou-se com a política e dedicou-se a estudar e escrever. Sua obra principal foi o Jornal de Timon. O pseudônimo (Timon) ele foi buscar no filósofo grego conhecido pela misantropia, pelo ódio à humanidade. Ao mesmo tempo lúcido e mal-humorado, Lisboa evitou, assim, ter uma visão complacente de seus conterrâneos e contemporâneos. A parte do Jornal aqui publicada (segundo e terceiro folhetins) constitui a mais rica descrição e a mais devastadora crítica dos costumes políticos da época, sobretudo das eleições, dos partidos e da imprensa. Fraude, violência, traição, corrupção, subserviência, arrogância, mediocridade - nisso se resumia o comportamento dos políticos do Maranhão. Segundo Timon, embora o Maranhão fosse o pior que havia, as críticas valiam também, em boa parte, para o resto do Brasil. A maior e também mais deprimente lição que se tira de leitura do Jornal, no entanto, é que muitas das críticas ainda são válidas para os dias de hoje, passado um século e meio.

A Câmara Municipal de Timon realizou na manhã desta terça-feira, 23, uma audiência pública… Leia Mais » Jornal de Timon A exemplo de seu predecessor, publicado pelo jornalista maranhense João Francisco Lisboa, o Jornal de Timon será um espaço para criticar as grandes idiotices cometidas no país e para polemizar com as idéias estúpidas e as nem tão estúpidas que por aí circulam. sexta-feira, janeiro 17, 2003. Compre o livro Jornal de Timon de João Francisco Lisboa em Bertrand.pt.

Os jornais, muitos deles simples pasquins, eram a principal arma de luta ... Compre Jornal de Timon, de João Francisco Lisboa, no maior acervo de livros do Brasil. As mais variadas edições, novas, semi-novas e usadas pelo melhor preço. Noticias De Timon, Timon.

LIVROS RELACIONADOS