Escola Carioca

Escola Carioca - Serapião,Fernando | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Serapião,Fernando
DIMENSÃO
6,84 MB
NOME DO ARQUIVO
Escola Carioca.pdf
ISBN
2826333848795

DESCRIÇÃO

Alicerce da arquitetura moderna no Brasil, a Escola Carioca foi desenvolvida entre os anos de 1930 e 1960 por projetistas atuantes no Rio de Janeiro. Sua receita mesclava passado nacional com a vanguarda europeia ou, em outras palavras, combinava pormenores luso-brasileiros (como treliças, azulejos e telhados) com o repertório de Le Corbusier (pilotis, brise-soleil e planta livre, por exemplo), toda a mistura recheada com jardins de Roberto Burle Marx e painéis de artistas como Cândido Portinari e Paulo Werneck. O financiamento público a suas obras moldou o Brasil moderno, de Getúlio Vargas a Juscelino Kubitschek, mas a iniciativa privada também a acolheu. Se Lucio Costa foi seu mentor intelectual e Oscar Niemeyer, seu maior intérprete, o movimento teve dezenas de adeptos, alguns de primeira grandeza, como Affonso Eduardo Reidy, Sergio Bernardes e os irmãos Roberto. Alguns historiadores contestam sua existência como escola por supostamente espelhar uma geração sem herdeiros. Porém, seu espólio constituiu a base de Brasília e do movimento seguinte, a Escola Paulista, e ainda hoje influencia a produção brasileira.

Escola Carioca de Voo Livre. 28 avaliações.

Desde serviços solicitados online até serviços com atendimento local, tudo está sendo reunido neste novo portal de serviços. Karina Saab. Designer floral, arquiteta e urbanista, Karina Saab possui formação complementar em escolas e cursos nacionais e internacionais de Arte Floral e Paisagismo, como por exemplo, na Escola Ibero Americana de Arte Floral, e na Boerma Instituut (International Floral Design School Holland). O projeto Escola Municipal Olímpica Carioca (Emoc) utiliza a metodologia do Programa Transforma, desenvolvida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, para promover valores olímpicos como respeito, excelência, amizade e disciplina entre alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

LIVROS RELACIONADOS